MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WALTHER NEGRÃO


Walther Luis Negrão é o nome do novelista Walther Negrão. Ele nasceu na cidade interiorana de São Paulo, Avaré, no dia 24 de maio de 1941.Ele foi aluno da Academia ART, de Vida Alves e Célia Rodrigues. E então trabalhou como figurante em algumas novelas da TV Tupi.

Walther Negrão, porém, era mais do que figurante e ator principiante. Logo começou a escrever para jornais como o ” Última Hora” e a revista feminina: ” Cláudia”. E logo depois começou a escrever também para a televisão.

Em 1958, ele escreveu para o ” Grande Teatro Tupi”. E também adaptava textos radiofônicos para a TV Record. Estava iniciada a carreira de Walther Negrão, como redator de novelas.

Porém, como profissional do gênero,só escreveu seis anos depois, em parceria com Roberto Freire, a novela: ” Renúncia”. Depois Walther colaborou com Geraldo Vietri, grande novelista da época, em ” Nino, o Italianinho”; e ” Antônio Maria”, duas novelas de imenso sucesso. A seguir, ele finalizou, para a Rede Globo, a novela: ” A Cabana do Pai Tomás”, com o ator Sérgio Cardoso. E em 1972, escreveu sua primeira novela como titular, que foi: ” O Primeiro Amor”.

Suas novelas foram então: Em 64: ” Renúncia”. Em 64 ainda: ” Banzo”. Em 65: ” Marcados pelo amor”, na TV Record. Em 66: ” Somos Todos Irmãos”, na TV Record.Em 67: ” Os Miseráveis”, na Bandeirantes. Em 68: “Antônio Maria”. Em 69: ” Nino, o Italianinho”. Em 70: ” A Cabana do Pai Tomás”. Em 70 e 71, na Rede Globo: ” A Próxima Atração”. Em 71: “Editora Mayo, Bom Dia”. Em 72: ” O Primeiro Amor”. Em 73, também na Globo:” Cavalo de Aço”. Em 73 ainda,, escreveu para a Televisa, do México: ” El Primer Amor”. Em 74: ” Supermanoela”, para a Globo. Em 75:” Ovelha Negra”, TV Tupi. Em 76: ” Xeque -Mate”, TV Tupi. Em 77:” Cinderela”, TV Tupi. Em 78: ” Roda de Fogo”, TV Tupi. Em 80: ” Chega Mais”, Rede Globo. Em 80o: “As Três Marias”, Rede Globo. Depois ficou muitos anos só na Globo. Escreveu em 81: ” O Amor É Nosso”.Em 83: Pão, Pão, Beijo, Beijo”. Em 84: ” Livre Para Voar”. Em 87: ” Direito de Amar”. Em 88: ” Fera Radical”. Em 89: ” Top Model”. Em 92: Despedida de Solteiro”. Em 94: ” Tropicaliente”. Em 96: ” Anjo de Mim “. Em 98: “Era Uma Vez”. Em 99: “Vila Madalena”. Em 2004: ” Como Uma Onda”. Em 2007: ” Desejo Proibido”. E em 2010, “Araguaia”.

Walther Negrão escreveu também grandes minisséries. Em 1981, para a Globo, fez: ” O Sorriso do Lagarto”. Em 94: ” A Madona do Cedro”. E em 2003: ” A Casa das Sete Mulheres”, que fez enorme sucesso.

O autor também fez vários seriados. Fez para a TV Record:” Ontem, Hoje e Amanhã”, em 1959, como colaborador. Fez: ” Patrulha Bandeirantes”, em 1967.Em 68, para a Tupi, fez: ” Viva a República”. Fez para a Globo, de 72 a 74: ” Shazan, Xerife e Cia”. Foi co-autor de” Malu Mulher”, para a Globo. Fez para a Tupi: “Casa Fantástica”, em 80. Em 81: ” Obrigado Doutor”, para a Globo. Em 82: ” Caso Verdade”, para a Globo. Em 2003, também para a Globo: ” Carga Pesada”.

Walther Negrão fez vários outros programas, dirigindo-os ou escrevendo. Ele também trabalhou com ator, na TV Tupi, no começo de sua carreira. Ele foi roteirista de cinema, do filme: “O Preço da Paz”.E : ” Uma Esranha História de Amor”. Trabalho também em teatro, como escritor ou assistente de direção., o que aconteceu na peça: “O Diário de Anne Frank”.

Walther Negrão é muito simpático e muito amigo de todos os colegas.

 

por Vida Alves

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação