Museu da TV, Rádio & Cinema


WALTER FORSTER


Walter Gerhard Forster nasceu em Campinas, São Paulo, em 23 de março de 1917.

Seu pai, Jacob Forster, era filho de alemães de origem irlandesa, e sua mãe, Ida Forster, era suíça do cantão alemão. Em 1935, aos 18 anos, Walter Forster começou sua carreira artística, como locutor na Rádio Educadora de Campinas, onde ficou até 1939. Em 1937, mudou-se para São Paulo, sendo contratado pela Rádio Bandeirantes, em 1939, como locutor, depois como redator.

Em 1945 foi para a Rádio Difusora de São Paulo, atuando também na Rádio Tupi, até 1952. Também trabalhou na Rádio Excelsior. Em 1952 foi para a Rádio Nacional, como diretor de rádioteatro. Em 1968 foi contratado pela Rádio Difusora e TV Tupi, ficando até 1982. Walter foi um dos pioneiros da Televisão Brasileira, participando ativamente de sua inauguração em 1950. Como era diretor artístico na Rádio Tupi, ajudou a formar o elenco para a televisão Tupi, PRF3. Casou-se com Branca Regina, em 1942, com quem teve dois filhos: Suzana e Walter Júnior.

Foi dele a idéia de realizar a primeira novela para a televisão: “Sua Vida me Pertence”, onde fazia um triângulo amoroso com as atriz e VidaAlves e Lia de Aguiar e onde aconteceu o primeiro beijo da televisão brasileira. Atuou, dirigiu e escreveu novelas e programas para o rádio e a televisão. Ganhou cinco vezes o Prêmio Roquette Pinto, como melhor intérprete, melhor ator-galã, melhor narrador de rádio, etc. Atuou também na TV Paulista.

Walter fez sucesso na versão nacional de “Acredite Se Quiser”, onde era apresentador. Após a morte de sua esposa, em 1983, aposentou-se, realizando apenas algumas atividades com contratos mais curtos, como na TV Globo e na Rede Vida de Televisão.

Walter Forster faleceu em 3 de setembro de 1996. Todos sentiram saudade, daquele que não era apenas o mais bonitogalã de seu tempo, mas o mais educado, um gentleman.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
Universidade Anhembi Morumbi
 

Siga-nos nas Redes Sociais