MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WALDIR AMARAL


Waldir Amaral nasceu em 1926, em Goiânia, capital de Goiás. Foi locutor e jornalista esportivo de muito prestígio em seu tempo..

Foi ele o criador do que passou a se chamar futebol-show, que é quando, mesmo só ouvindo pelo rádio. o espectador pensa estar vendo a partida.

Waldir Amaral iniciou sua carreira ainda em Goiânia, na Rádio Clube, em 1948.Estava com 22 anos. Depois resolveu tentar a sorte no Rio de Janeiro, onde conseguiu emprego como locutor comercial, na Rádio Tupi do Rio. Depois disso foi para a Rádio Mauá, como locutor esportivo. Era auxiliar de Jayme Moreira Filho. Mas o primeiro jogo que narrou foi na Rádio Continental. Integrava a equipe de Gagliano Neto.

Após isso, Waldir Amaral passou por várias emissoras de rádio e de televisão. Começou a ficar mais conhecido quando foi para a Rádio Globo, em 1961,onde foi ser locutor esportivo e chefe do Departamento de Esportes. Na Globo ele ficou até 1983.

Em sua locução, criou várias expressões diferentes e criativas. Elas entraram no gosto do público. São algumas delas: ” Indivíduo competente esse fulano”; ” Tal é a camisa dele”. Após o gol ,gritava: ” O relógio marcaaaaaaa”. E vários outros bordões. Além disso criou também apelidos para os jogadores. Ao Zico chamava de: ” Galinho de Quintino”.

Waldir Amaral , que foi um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, morreu em 1997.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação