MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WALDEREZ DE BARROS


Walderez Mathias Martins de Barros nasceu na cidade do interior paulista de Ribeirão Preto, em 31 de outubro de 1940.Ela já estava com 28 anos, quando começou a trabalhar em televisão e o fez na TV Tupi de São Paulo, a emissora pioneira do Brasil.

Sua primeira participação foi na novela: ” Beto Rockefeller”, que fez muito sucesso e foi considerada a primeira novela moderna de nossa teledramaturgia. Logo em seguida, ela participou de ” João Juca Junior”, na mesma emissora e em 70, de ” Simplesmente Maria”, também da Tupi. Nesse mesmo ano fez seu primeiro filme, que foi: ” Juliana do Amor Perdido”. Logo foi considerada um grande atriz e uma mulher in teligente. Em 1974, Walderez participou de: ” O Machão”. E em 76, de ” Papai Coração”. Todos esses trabalhos na TV Tupi.

Em 1989, fez: “Sampa”, na TV Globo. E em 90, ” Brasileiros e Brasileiras”, no SBT. A partir de 1995, a atriz passou a fazer muitos trabalhos na Rede Globo de Televisão, e ficou conhecida e respeitada no Brasil inteiro Em 95 fez: ” Cara e Coroa”. Em 96: ” O Rei do Gado”. Em 98: ” Dona Flor e Seus Dois Maridos” e”Hilda Furacão”.Em 99: ” Você Decide” e ” Luna Caliente”.Em 2000, fez:”Laços de Família”. Em 2001: ” O Clone”.Em 2003: ” Mulheres Apaixonadas”. Em 2005: ” A História da Rosa” , ” Carga Pesada” e ” Almas Gêmeas”. Em 2006: ” Páginas da Vida”. Em 2008: ” Ciranda de Pedra” e esteve também no seriado “Alice”, exibido pela HBO. Em 2009, de volta as novelas globais, fez “Paraíso”. Em 2010, “Escrito nas Estrelas”. Em 2011, “Morde e Assopra”. E em 2012, “Salve Jorge”.

A carreira de cinema de Walderez também foi muito boa. Apõs o filme inicial, já citado acima, fez em 1993: “Opressão”. Em 98: “Os Três Zuretas”.Em 99: ” Outras Estórias”. Em 2000: ” Tônica Dominante”. Em 2001: ” Copacabana”. E em 2010, “Quincas Berro D´Água”.

Walderez de Barros tem mais de 40 anos de profissão. Faz também muitas participações em teatro e é muito considerada. Ela foi casada com o dramaturgo Plínio Marcos, de quem é viúva.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação