MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


VALTER SANTOS


Valter Borges dos Santos nasceu em 16 de outubro de 1946, na cidade do Rio de Janeiro.

Estudou no Conservatório Nacional de Teatro no Rio de Janeiro e estreou nos palcos no final dos anos 1960. Participou de montagens importantes como “Hair” e “A Semana”.

A estréia na Televisão aconteceu em 1977 na novela “Um Sol Maior” na TV Tupi e na mesma emissora participou também dos elencos de “O Direito de Nascer” em 1978; “João Brasileiro, o Bom Baiano” em 1978 e “Aritana” em 1979.

Foi para a TV Bandeirantes com a falência da TV Tupi, onde atuou nas novelas “Cavalo Amarelo” e “Rosa Baiana”. Fez a minissérie “Pic Nic Classe C” na TV Cultura em 1982, e em seguida foi para o SBT onde atuou nas novelas “A Leoa”; “Destino” e “A Ponte do Amor”.

Em 1985 ele estreou na TV Globo onde participou da novela “Roque Santeiro“; da minissérie “Grande Sertão:Veredas”; das novelas “Sinhá Moça”, “O Outro” e “Salvador da Pátria”. Fez o personagem José do Patrocínio na minissérie “República” e em 1990 se mudou para o elenco da TV Manchete, onde fez as novelas “Pantanal” e “74.5 – Uma Onda no Ar”.

Valter Santos em 1996 voltou para a TV Globo onde fez a novela “O Fim do Mundo” e em seguida retornou para a TV Manchete e participou da novela “Mandacaru“. Ainda esteve na novela “Marcas da Paixão” na TV Record em 2000; na novela “Amor e Ódio” no SBT em 2001; na novela “Cidadão Brasileiro” na TV Record em 2006 e na minissérie “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes” na TV Globo.

Seu último trabalho na TV foi na minissérie “O Brado Retumbante” na TV Globo em 2012.

No Cinema ele participou de dois filmes: “Mulheres do Cais” em 1979 e “O Menino da Porteira” em 2009.

Também foi um dublador de destaque em filmes e séries e desenhos de TV como “Junior”; “Os Irmãos Cara de Pau”; “Os Caça Fantasmas”; “Melhor é Impossível”; “Os Cavaleiros do Zodíaco”; “As Tartarugas Mutantes Ninja”; “Pica Pau” e “Street Fighter II, O Filme”.

Valter Santos faleceu em 24 de dezembro de 2013, aos 67 anos de idade, na cidade de São Paulo, vitimado por um ataque cardíaco.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação