MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TONINHO HORTA


Antonio Mauricio Horta de Melo nasceu em Belo Horizonte, em 02 de dezembro de 1948.

Veio de uma família onde o avô era maestro, a mãe bandolinista e o pai violinista. Seu irmão mais velho, Paulo, contrabaixista profissional foi quem o estimulou a aprender tocar violão na infância.

Toninho Horta compôs sua primeira canção aos 13 anos com a irmã Gilda, e ela se chama “Flor que cheira saudade”, e foi gravada pelo cantor Márcio José e o Conjunto de Aécio Flávio.

Em 1967, ele participou do  2º Festival Internacional da Canção com a música “Maria Madrugada”, e em 1969 concorreu no 4º Festival Internacional da Canção com a composição “Nem é Carnaval”.

Tocou durante anos com Milton Nascimento e no início dos anos 1970 fez parte do grupo musical A Tribo, ao lado de Joyce e Naná Vasconcelos, entre outros. Participou das gravações do álbum “Clube da Esquina” de Milton Nascimento.

Em 1989, se mudou para Nova York e tocou com músicos renomados do jazz mundial. De volta ao Brasil, realizou trabalhos com Elis Regina, Tom Jobim, Milton Nascimento, João Bosco, Edu Lobo, Caetano Veloso e Gal Costa, entre vários outros grandes nomes da nossa MPB.

Em 1977, ele foi eleito o quinto melhor guitarrista do mundo pela revista britânica Melody Maker, e  no ano seguinte, foi considerado o 7º melhor guitarrista pela mesma revista.

Em 2005, Toninho Horta integrou a antologia “Progressions – 100 Years of Jazz”, lançada nos Estados Unidos pela Columbia/Legacy, como um dos guitarristas mais influentes do mundo do jazz no século XX.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação