MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TIRIRICA


O nome do comediante Tiririca é Francisco Everaldo Oliveira Silva. Ele nasceu em Itapipoca, no Ceará, em 1º de maio de 1965.

Tiririca integrou-se à política e foi candidato à deputado federal, tendo sido o 2º mais votado em toda a história da república do Brasil. Hoje ele é deputado federal pelo Partido da República, por São Paulo, cidade onde mora e onde fez boa carreira artística.

Tiririca começou a fazer circo, na sua cidade de Itapipoca. Seu apelido lhe foi dado pela mãe, por sua personalidade forte. Ele era malcriado e zangado, dizia a mãe. E os circos onde ia, eram pequeninos, como era comum no nordeste. Eram apenas barracas.. Tiririca viveu também em várias outras cidades, como Pindoretama, Aquiraz, Cascavel. Ele aparecia gritando: “ Olha o homem que vira peixe”. Espetava um peixe numa vara, ia correndo e girando o pau. E todos riam. Depois foi para Fortaleza e seu nome cresceu.

Conseguiu que barraqueiros se cotizassem e lhe pagassem o 1º CD. E este CD vendeu 1 milhão e meio de cópias. Foram distribuídas primeiramente só no nordeste, mas depois foi para o sul, onde sua música: “ Florentina”, fez muito sucesso. A gravadora Sony Music comprou o disco e o distribuiu nacionalmente.

Em 1997, gravou seu 2º CD, que foi: “ O Padroeiro do Ceará”. Em 1997, gravou novamente: “ Florentina” E em 1999: “ Dança da Rapadura”. Todas muito populares, como é o seu estilo.

Tiririca então entrou para a televisão. Abandonou temporariamente sua carreira musical . Primeiramente foi contratado pela TV Manchete e foi ser apresentador de um programa infantil. Depois passou para a TV Record e fez: “ A Escolinha do Barulho”. Em seguida passou para o SBT e entrou no “ A Praça é Nossa”. Voltou à Record, no programa: “ Tom Cavalcante”.

Foi quando ingressou na política. Houve problemas para sua diplomação, pois todos afirmavam que ele era analfabeto. Mas Tiririca conseguiu passar nos testes e hoje o que quer é integrar a Comissão de Educação e Cultura, para melhorar o acesso das crianças aos estudos, que não sejam, como ele foi.

Obra Publicada: As piadas de Tiririca, pela Editora Matrix.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação