MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TIO FIORE


O nome inteiro do ator e desenhista Tio Fiore é Florentino Martino Filho. Ele nasceu na capital paulista, no bairro do Ipiranga. Ele é também apresentador, humorista, cantor, músico, roteirista, além de desenhista, sua principal atividade. Tio Fiore é um autodidata, embora tenha feito cursos no Liceu de Artes e Ofícios e no Instituto Universal Brasileiro. Precocemente, aos oito anos de idade, o menino já ilustrava livros,para a Editora La Selva. Também trabalhou na editora polonesa Taika, em 1958. Era realmente um desenhista precoce.

Como gostasse tanto de arte, procurou emissoras de rádio e foi ser radiator. Depois foi ser teleator. Fez um teste com o ator e diretor Dionizio Azevedo e foi aprovado. Trabalhou na antiga TV Tupi, participou de inúmeros “TVs de Vanguarda”, tendo sido o ” amiguinho” do herói Falcão Negro, no seriado do mesmo ano que fez sucesso, e foi estrelado por José Parisi. Fez ” As Aventuras de Arsênio Lupin”, ao lado de Walter Stuart. Depois foi para a TV Record e participou dos programas do ” Capitão Sete”, outro seriado importante da época. Aos dez anos, participou da ” A Turma do 7″. Foi ainda o ” Garoto Toddy”, que resolvia todas as questões importantes formuladas no programa: “Gincana Kibon”, da Record, que era apresentado por Vicente Leporace e Clarice Amaral.Aos doze anos ele era uma estrela infantil.

Como o pai de Florentino não permitisse que ele parasse de estudar, sua rotina era estressante. de manhã ia à escola e à tarde e à noite fazia a vida artística. Em 1962, o garoto foi chamado por Edson Leite e foi para a TV Excelsior,que iniciava em São Paulo, com força total. Nessa emissora , ele fez muitos humorísticos e novelas. Ele tinha uma entrada diária, num telejornal e como um dia não encontrasse sobre o que falar, ele sugeriu que o fizesse desenhando. Aquilo foi um achado. Deu muito certo e começou aí realmente a carreira de Tio Fiore.Começou a direcionar essa habilidade em programas infantis. Desenhava na hora e encantava as crianças.

Tio Fiore passou a trabalhar na TV Gazeta, junto ao diretor de programas Valentino Guzzo, com a apresentadora Vida Alves, com a apresentadora Claudete Troiano, sempre enfeitando os programas, com sua rara habilidade. Depois ele seguiu carreira. Esteve no programa: ” Os Trapalhões”, ” O Fantástico” , “Zorra Total” e vários outros da Rede Globo.

Com o passar do tempo, porém, Tio Fiore, já então usando só o nome de Florentino Martino morou fora do país,organizou banda, foi músico profissional, assim como trabalhou como teleator em Porto Rico,vários outros países da América Central e também Portugal. De volta ao Brasil, hoje ele dá aulas de desenhos para jovens, em colégios particulares de São Paulo. mas diz que qualquer dia quer voltar, pois se interessa por tudo o que é comunicação.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação