MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TETÊ ESPINDOLA


Seu nome completo é Teresinha Maria Miranda Espindola. Nasceu em 11 de março de 1954, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. È cantora e musicista. Toca viola. É também compositora.

Sua vida e sua carreira:

Teresinha Maria nasceu em uma família bem humilde, na cidade de Campo Grande. Família grande,muitos irmãos e todos apaixonados por música. Desde pequena, a garotinha gostava de ouvir música clássica, mas seus cantores preferidos eram os Beatles, Janis Joplin e também gostava de bossa nova. Morava no mato, mas vivia sonhando em um dia cantar em um palco.

Para treinar e se divertir, cantava ano mato e gostava de imitar passarinhos. A mãe também tinha veia artística e encenava pecinhas em casa, junto aos filhos. Humberto, um deles, acabou por se tornar artista plástico importante. Tetê também tinha primos trigêmeos, que se apresentavam em grandes orquestras, pois tocavam piano a seis mãos. Eles chegaram a tocar para Getúlio Vargas, presidente do Brasil, à época.

O irmão Sérgio foi quem ensinou a caçula Tetê a tocar violão. Aliás, um en- sinou ao outro, o outro ao outro, e assim por diante, até chegarem em Tetê, a caçula;. Todos adoravam a música. E resollverama então, com consentimemto dos pais, formar o grupo: “ Luz Azul” e se apresentar em Campo Grande e Cuiabá.

O que Tetê, porém, mais gostava, era cantar na Chapada dos Guimarães. Junto aos passarinhos. Foi assim que descobriu sua voz ímpar, aguda, forte, diferente.

Aos 14 anos , já ganhou um festival em Campo Grande, com a musica de seu irmão Geraldo: “ Sorriso”, Em 1977, o grupo de irmãos resolveu migrar para São Paulo, capital com mais possibilidade de crescer. Cantaram em barzinhos. Até que foram contratados por uma gravadora, que foi a Polygran/Philips.

Mudaram então o nome para “Tetê e o Lírio Selvagem”. E em 1978, lançaram seu 1º disco, exatamente com esse nome. Em 1980, gravaram: “ Piraretã”. Em 81: “Londrina/Canção dos Vagalumes”. Em 82: “ Pássaros na Garganta”.

Em 1985, Tetê se inscreveu no “ Festival dos Festivais”, da Rede Globo e ganhou em 1º lugar. A música foi: “ Escrito nas Estrelas”, música do já marido de Tetê: Arnaldo Black e Carlos Rennó.

E Tetê ganhou o Brasil. Gravaram então: “ Gaiola” e excursionaram por todo o Brasil., em 1986. Em 1991 gravaram: “ Ouvir- Bird”.Em 94, Tetê sozinha, gravou: “Só Tetê”.: Gravaram depois : “ Gaiola”.

Tetê também preparou a trilha sonora do filme: “ Mônica e a Sereia do Rio”. E ela fez ainda uma participação num curta-metragem: “ Caramujo-Flor”, como atriz.

Em 1988, aconteceu a primeira turnê internacional de Tetê, quando ela cantou em Roma, no “ Festival Concert Voice”. Em 1989, cantou em Paris e depois na Bélgica, no “ Festival de Jazz”.

Na volta ao Brasil em companhia de Humberto Espindola e Marta Catunda, Tetê fez uma grande viagem á Amazonia, b uscando o canto do uirapuru.( que foram aproveditados no disco:” Ouvir- Bird”.).

Em 1995, ela e os irmãos gravaram: “ Canção do Amor”, com o Luz Azul. Em 1998, com Alzira Espindola, Tetê gravou: “ Anahi”. Em 2002, também com o Luz Azul, gravou:” VozVoixvoice”. E no mesmo ano: “ Fiandeiras do Pantanal”. Em 2003, sempre com o mesmo grupo: “ O Que Virou”. Em 2004: “ Espindola Canta”, Em 2005: Zencinema”. Em 2006: “ Bebelyes”. E em 2007: “ Evaporar”.

Tetê Espindola sempre foi mujito ligada á família e aos irmãos.É casada há mais de 30 anos com Arnaldo Black, compositor e violonista e eles têm dois filhos; Patrícia e Dani. Todos gostam de música.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação