MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TERESA TRAUTMAN


Teresa Trautman nasceu em São Paulo, em 11 de fevereiro de 1951.

Muito jovem ela se interessou por cinema a partir do contato com a Reunião de Produtores Independentes Paulistanos. Em 1968, abandonou a pretensão de estudar Medicina e partiu para um curso de interpretação e direção com o mestre Eugênio Kusnet.

O primeiro longa metragem surgiu em 1970, em parceria com o cineasta José Marreco, e foi “Fantasticon: os Deuses do Sexo”.

Em seguida se muda para o Rio de Janeiro e associa-se ao diretor e produtor Alberto Salvá para realizar o longa “Os Homens que Eu Tive”, com a atriz Darlene Glória no papel principal. O filme chegou a ser censurado por alguns anos pela Ditadura Militar.

Voltaria a filmar em 1975, quando foi responsável por um dos episódios da comédia “As Deliciosas Traições do Amor”. Foi assistente de direção e co-roteirista de vários filmes dirigidos por Alberto Salvá nos anos 1970, e co-roteirista do filme “Os Saltimbancos Trapalhões”, estrelado por Renato Aragão e Dedé Santana em 1981.

Em 1987, Teresa Trautman voltou à direção de longas com “Sonhos de Menina Moça”, com um elenco feminino maravilhoso encabeçado por Tonia Carrero, Marieta Severo, Louise Cardoso e Gabriela Alves.

Na década de 1980 participou do programa da TV Educativa do Rio de Janeiro, intitulado “Cinema Rio”, com produção geral de Nelson Pereira dos Santos.

Criou a Podutora Conceito A em Audiovisual, e tem participado de programas na emissora de TV por assinatura Cine Brasil. 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação