MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TARCÍSIO MEIRA


Tarcísio Meira nasceu em 5 de outubro de 1935 na capital paulista. Seu nome é Tarcísio Magalhães Sobrinho.

Ainda estudava, quando participou de teatro amador e ganhou um prêmio. Ficou cheio de si e se apresentou à Televisão Tupi: Ganhou um papel no “Grande Teatro Tupi”. A peça era: “Noites Brancas”, adaptação do romance de Dostoievsky, sob direção de Geraldo Vietri. Ficou muito nervoso, disse ele próprio, na crônica que escreveu para o livro “50×50”, organizado porJosé Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Mas por certo se saiu bem, pois começava aí a grande carreira do eterno galã Tarcísio Meira. Ainda na TV Tupi participou das novelas e teleteatros,como : “Cleópatra”; “A Intrusa”; “Noite Eterna”; “Maria Antonieta”; “A Única Verdade”; “O Choque” e outros. Foi por esse tempo, e na própria emissora de televisão em que trabalhava, que conheceu Glória Menezes. O romance dos dois resultou em um casamento duradouro, de onde nasceu Tarcisinho, o Tarcísio Filho, também ator.

E a vida do casal se transformou, quando foram convidados para estrelarem a primeira novela diária da televisão: “2.5499 – Ocupado”, na TV Excelsior, que se abria em São Paulo, com toda a garra de Edson Leite, seu diretor geral. E ali as novelas se seguiam. Tarcísio participou de: “Ambição”; “Mãe”; “Um Sombra em Minha Vida”; “Pedra Redonda 39”; “A Deusa Vencida”; “Almas de Pedra”; “O Grande Segredo”. Foi quando a TV Excelsior entrou em colapso e Tarcísio e Glória foram para a TV Globo.

Então o número de novelas e minisséries que Tarcísio estrelou foi enorme. Uma lista e tanto. Vejamos: “Sangue e Areia”; “A Gata de Vison”; “Rosa Rebelde”; “Irmãos Coragem”; “O Homem que Deve Morrer”; “Cavalo de Aço”; “O Semideus”; “Escalada”; “Espelho Mágico”; “Os Gigantes”; “Coração Alado”; “Brilhante”; “Guerra dos Sexos”; “Meu Destino é Pecar”; “O Tempo e o Vento”; “Grande Sertão: Veredas”; “Roda de Fogo”; “Araponga”; “De Corpo e Alma”; “Fera Ferida”; “Pátria Minha”; “Rei do Gado”; “Torre de Babel”; “Hilda Furacão”; “A Muralha”; “Um Anjo Caiu do Céu”; “O Beijo do Vampiro”; “Um Só Coração”, “Páginas da Vida”, “A Favorita”, “Afinal, o que querem as mulheres?”, “Insensato Coração” e “Saramandaia”.

A carreira de Tarcísio Meira foi então de sucesso em sucesso. E, além de seu aprimoramento artístico, aconteceu também que seu amadurecimento físico foi sempre muito positivo. Ele era e é um homem muito bonito. Apareceu ainda em alguns bons filmes, entre os quais temos a destacar: “Independência ou Morte”, em que fez o papel de Dom Pedro I.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação