Museu da TV, Rádio & Cinema


TADEU SCHMIDT


Emmanuel Tadeu Schmidt é o nome completo de Tadeu Schmidt. Ele nasceu na capital do Rio Grande do Norte, Natal. Irmão do famoso esportista Oscar Schmidt, Tadeu iniciou sua carreira, inclinando-se para o vôlei, como Oscar. Tinha tudo para isso. 1 metro e 92 centímetros, corpo perfeito. boa educação e freqüencia aos campos de treino, onde ia apreciar o irmão. Chegou a integrar a seleção infantil e juvenil. E ali ficou até os 17 anos de idade. Nessa idade, porém, resolveu:”levar uma vida normal”.E fez o vestibular. Optou por Comunicação Social,pensando inicialmente em fazer publicidade.Mas, no meio do curso, inclinou-se ao jornalismo.Estudou na capital do país, no Centro Universitário de Brasilia.

Foi aí que teve contato com pessoas da televisão. Passou antes pela Rádio Nacional. Depois foi contratado pela TV Nacional, onde fazia um pouco de tudo. Cobria política, justiça, etc. Diz ele que “fez muita besteira”, mas também aprendeu muito na prática.Diploma na mão e uma fita de vídeo, com trabalhos seus, bateu à porta da Rede Globo de Televisão, em Brasília.Não demorou muito a ser aceito pela casa. Começou fazendo o:”DFTV”,jornal local. Aos poucos, porém, foi se inclinando para a reportagem e eventualmente fazia trabalhos para o: “Globo Esporte”. E logo se tornou repórter de esportes.

Em 2000 foi transferido para o Rio de Janeiro. E fez coberturas de: futebol, Fórmula 1, esportes amadores, etc, foram muitos trabalhos que fez. E ele diz que gosta quando consegue contar histórias simples, mas de uma maneira agradável, engraçada, surpreendente. É o seu estilo:”Bom Sujeito”. Suas primeiras boas oportunidades foi no:”Esporte Espetacular”. E ele também aparece no “Globo Esporte”, e no :”Bom Dia Brasil”.Em abril de 2005, veio o convite para ficar definitivamente nesse importante jornal da manhã. Não reclama do horário, que é bastante cedo e até gosta, pelo fato de ser sempre o mesmo.Mas, diz ele:”Não quero, porém, deixar de ser repórter. Quero sempre fazer matérias especiais”.

O Oscar Schnidt, irmão de Tadeu, é 16 anos mais velho que ele. Tadeu diz que ele é mais um “tio”, que um irmão, masse dão com carinho e amizade. Quando Tadeu nasceu, o irmão já nem morava mais na mesma casa. E diz Tadeu:”Só passamos a ser irmãos, quando eu virei gente”. esse jeito simpático de falar, mostra a simplicidade e a verdade do relacionamento, onde há amizade e respeito.

Em meados de 2007, Tadeu Schmidt assumiu a apresentação do bloco de esportes do programa:”Fantástico”, que antes era realizado por Léo Batista. Este passou para o :”Globo Esportes”, dos sábados. Tadeu criou várias inovações no quadro do”Fantástico”, como o “Bola Cheia”e o “Bola Murcha”, o que deu uma graça especial ao seu trabalho.

Desde então foi aumentando a sua participação no programa, até se transformar em um apresentador oficial do “Fantástico”, em 2012.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais