MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SUZANA DE MORAES


Susana de Mello de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de agosto de 1940.

Filha do poeta e músico Vinícius de Moraes, ela foi atriz de cinema, de televisão, cineasta e roteirista.

Adotou o nome artístico de Suzana de Moraes e estreou como atriz em 1967, em um pequeno papel no filme “Garota de Ipanema”.  Ganhou destaque no filme seguinte, “Pedro Diabo Ama Rosa Meia-Noite”, vivendo a persoangem principal, Rosa Meia-Noite.

Em seguida atuou em “Cuidado, Madame”; “Pecado Mortal” ao lado de Fernanda Montenegro e José Lewgoy; “O Capitão Bandeira Contra o Dr Moura Brasil”; “O Lobisomem”; “Bandalheira Infernal”; “A Noiva da Cidade”; “O Gigante da América”; “O Homem do Pau Brasil”; “Corações a Mil”; “Tabu” e em 1992, esteve no elenco de  “Perfume de Gardênia”.

Na Televisão, Suzana de Moraes começou em 1969, na TV Globo, fazendo a novela “Rosa Rebelde”, e no mesmo ano apareceu ainda em “Véu de Noiva”. Em 1970, entrou no elenco de “Verão Vermelho” e no ano seguinte em “Assim na Terra Como No Céu”.

Nos palcos se apresentou como atriz e cantora, participando da peça “Descalços no Parque” em 1965; do “Show Opinião” em 1966; do espetáculo “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come” em 1967; da peça “Dura Lex, Sed Lex, No Cabelo Só Gumex” em 1968; a peça “O Jardim das Cerejeiras” em 1969 e em 1980 do LP “Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes” da Gravadora Som Livre.

No Cinema ela dirigiu e roteirizou os curtas “Carlos Leão” e “Museu Paulista”; foi a narradora do curta “Boi Calemba”; dirigiu, roteirizou e produziu o documentário “Vinícius de Moraes, Um Rapaz de Família”; foi assistente de direção dos filmes “O Homem do Pau Brasil”; “Para Viver um Grande Amor” e “Stelinha” e dirigiu em 1994, o filme “Mil e Uma”.

Foi casada com a cantora e compositora Adriana Calcanhoto por 25 anos.

Suzana de Moraes faleceu em 27 de janeiro de 2015, aos 74 anos de idade, no Rio de Janeiro, vitimada por uma pneumonia em função de um câncer.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação