MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SUYANE MOREIRA


Suyane nasceu na cidade do Norte, em 7 de novembro de 1982. Ela é atriz e modelo.

Até os nove anos, a modelo não estudava. No início da adolescência foi dançarina de bandas de forró, em sua cidade natal. Inscreveu-se para um concurso para substituir Débora Brasil, na banda: “É O Tcahn!”, mas não passou por ser muito magra. Estava com apenas 14 anos. Um ano depois, seu padrastro lhe pagou um curso para ser modelo, então ela se inspirou em Naomi Campbell e resolveu ser modelo. O ano 2000, marcou a entrada de modelos nordestinas, morenas como ela, nos desfiles de moda.

Sua carreira começou quando, se classificou entre as cinco finalistas do ” Supermodel of the World”, de 2000,da Agência Ford. Assinou então contrato com a empresa e começou a fazer campanhas e desfiles, tanto no Brasil, como em vários países do mundo. A “M. Officer” foi seu primeiro trabalho e esta lançou muitas outras grandes modelos, como Isabeli Fontana, Raíca Oliveira e outras. Suyana posou para as revistas” “Vogue italiana, francesa e alemã”. Fez comercial para o Guaraná Antarctica, além de desfilar em passarelas de Nova York, e Londres. Fez editorial para a i-D, a bíblia da moda britânica e outros inúmeros trabalhos. Fez comercial para a Natura, a Telefônica, a Tim, a Yael.

Em 2003, Suyane começou como atriz. Foi convidada a fazer cinema. Fez o papel da índia Wedja, no filme: “Árido Movie”. Preparou-se com a atriz Miriam Muniz, pois era uma moça brejeira, jeito agreste e sotaque nordestino. As filmagens foram em Arcoverde, em Pernambuco. Em 2006,foi contratada pela Rede Globo, para entrar na linda minissérie: ” Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, na qual fez a índia Ianká, da tribo Ashaninka.

Estava, portanto, dentro da televisão, onde continuou. Em 2007, foi para a Rede Record e entrou nas novelas escritas por Tiago Santiago: ” Caminhos do Coração”, Em 2008, na mesma série, fez: ” Os Mutantes- Caminhos do Coração”. E em 2009, fez: ” Mutantes- Promessas de Amor”. Em 2010, voltou para a Globo e fez a novela: ” Araguaia”, sempre em papeis de índia.

Seu biotipo exótico, herdado de seus antepassados indígenas e negros, a fizeram ganhar um lugar próprio, tanto como modelo, quanto como atriz. Hoje ela é modelo e atriz profissional.

Em 2012, esteve em um dos episódios da série “As Brasileiras” e na novela “Gabriela”, ambas da TV Globo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação