MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SUELY FRANCO


Suely Franco nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de outubro de 1939. É uma atriz brasileira, com vasta carreira em televisão, cinema e teatro.

Em televisão, Suely iniciou em 1960,aos 21 anos, na TV Tupi, de São Paulo.Participou da novela: ” Gabriela, Cravo e Canela”.Na mesma emissora fez, em 1969: ” Era Preciso Voltar”.Em 1970, fez: ” Toninho On The Rocks” e ” Simplesmente Maria”. Em 71, participou de: ” O Hospital” e ” ” A Selvagem”. Em 73 fez: ” João da Silva” e, na TV Globo: “Chico City”.No mesmo ano, fez na Tupi: ” Rosa Dos Ventos”.

A partir de então, ficou na Rede Globo por muitos anos , onde fez grandes trabalhos.Em 74 fez: ” O Espigão”. Em 75: ” Cuca Legal” e ” O Grito”. Em 76: ” Estúpido Cúpido”. Em 80: ” Chega Mais” e ” Marina”. Em 81: ” Baila Comigo” e ” Jogo da Vida”.Em 82: “Caso Verdade” e ” Guerra dos Sexos”.Em 84: ” Transas e Caretas”. Em 85: “Tamanho Família” e ” O Tempo E O Vento”. Em 87: ” A Rainha Da Vida”.Em 92: ” As Noivas de Copacabana”. Em 93: ” Mulheres de Areia”.

Em 95, passou para a Rede Manchete e participou de: ” Tocaia Grande”.Mas retornou `a Globo e em 98 fez: ” Dona Flor e Seus Dois Maridos” e ” Pecado Capital”. Em 98, fez ainda: ” Labirinto”.Em 2000: ” Você Decide” e ” O Cravo e a Rosa”. Em 2001: ” A Grande Família”. Em 2002: “Sabor de Paixão”. Em 2003: ” Malhação”. Em 2004: ” A Diarista”. Suely Franco foi então para a TV Record e participou de: ” Metmorphoses”. Voltou `a Globo e em 2005, ganhou o belo papel de ” Dona Benta”, no ” Sítio do Pica-pau Amarelo”. Em 2007, fez: “Sete Pecados”. Em 2008: a série ” Casos e Acasos” e a novela ” A Favorita”. Em 2009, a série “Tudo Novo de Novo” e a novela “Cama de Gato”. Em 2010, outro seriado, “SOS Emergência”. E em 2012, esteve em um episódio do seriado “As Brasileiras” e na novela “Amor Eterno Amor”.

No cinema, Suely Franco começou em 1969, no filme: ” Dois Na Lona”. Em 74, fez: ” Quatro Contra o Mundo” e ” Motel”. Em 84, fez: ” Corpo a Corpo, Todos Os Sonhos do Mundo”. Em 2001: ” Minha Vida em Suas Mãos”. Em 2002: ” Querido Estranho”. Em 2003: ” Cristina Quer Casar”. Em 2004: ” Redentor”. Em 2006: “Acredite, Um Espírito Baixou Em Mim”.

Apesar de tantos filmes e tantas novelas, em verdade Suely Franco se considera uma atriz de teatro, pois é no palco que se sente mais realizada e feliz. Já esteve em mais de 70 peças, incluindo duas, que fez ao lado de Ary Fontoura: ” Moça Nunca Mais” e ” Corra,que Papai Vem Aí”. Em 2008, comemorou 50 anos de carreira nos palcos, com a peça “O Homem Célebre”. Depois, em 2010, ao lado do ator Sérgio Britto, protagonizou a peça “Recordar é Viver”.

Além disso, ela foi também atriz de grandes comerciais, salientando-se o que fez para a Kodak.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação