MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


STELLA MIRANDA


O nome completo de Stella Miranda é Maristela Azevedo de Miranda. Ela nasceu em 5 de outubro de 1950, na capital paulista. Stella é, além de atriz, diretora e jornalista.

Stella Miranda formou-se em jornalismo aos 23 anos de idade. Saiu de casa e foi morar na França, com o primeiro marido Márcio Miranda. Em 1979, formou-se na Ecole Jacques Lecoq, de Paris, tendo sido a primeira brasileira admitida na escola de interpretação.

E a partir daí, fez grandes espetáculos, tanto como atriz, quanto como diretora. Também começou a escrever e a produzir musicais. De volta ao Brasil, ganhou vários prêmios, como o “ Prêmio Sharp”, como Melhor Musical; o “Shell”; o “Governador do Estado”, como Melhor Atriz.

Na televisão, Stella Miranda começou em 1989, na TV Manchete, quando fez: “Kananga do Japão”. Em 1990, fez o seriado: “ Delegacia de Mulheres”, na Rede Globo..Em 1995, fez outro seriado: “ Você Decide”.Em 1996, participou de: “Salsa e Merengue”, Em 2005, fez:” A Lua me Disse”. Em 2006, participou dos seriados: “ Minha Nada Mole Vida” e “ Sob Nova Direção”, Em 2007, mais dois seriados: “ A Diarista” e “ Toma Lá Dá Cá”. Em 2010: “ Ti-Ti-Ti” e o seriado: “ A Vida Alheia”, além do humorístico: “ Zorra Total”, E em 2011, está em: “ Aquele Beijo”.

No cinema, em 1982, a atriz fez: “ Um Casal de 3”. Em 1983: “ No Mundo da Lua”. Em 2008, Stella Miranda atuou em:” A Neurose de Júlia” e “Polaroides Urbanas”.

No teatro, a atriz começou em 1978, fazendo: “ Triste Fim de Policarpo Quaresma”.E, no mesmo ano,” Mistério Bufo”, Em 79: “ Ópera do Malandro”. Em 1980: “ As Mil e Uma Encarnações de Pompeu Loredo”. Em 1982: “ As Bodas de Felissa”. Em 83: “ Galvez, o Imperador do Acre” e “ O Analista de Bagé”. Em 85: “Bel Prazer”. Em 87: “ Uma Noite com Stella Miranda e Miguel Falabella”. Em 88: “Qualquer Nota” e “ Caldaça na Fossa”.Em 2001: “ South American Way”. Em 2007: “ Império”. Em 2008: “ Caldaça”. Em 2009: “ Miranda Por Miranda”.

Como autora, Stella escreveu: “ As Bodas de Felissa”, “ Bel Prazer”, “ Metralha”, “Café Satie: Memórias de um Amnésico”, “ Crioula”, “ Caldaça”, “ Miranda Por Miranda”.

Como diretora, Stella dirigiu, em 1995: “ Subversões 3”; em 96: “ Metralha”; em 98: “ Salém da Imaginação”; em 99: “ Café Satie; Memórias de um Amnésico”; em 2000: “Crioula”; e “ Subversões 3”, Em 2006: “ As Alegres Comadres”; em 2008: “Ubber”,e “ Caldaça”.

Por indicação de seu amigo Miguel Falabella, Stella Miranda, em 2003 assumiu a direção da Sala Baden Powell.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação