MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SOLANO TRINDADE


Solano Trindade nasceu em Recife, capital de Pernambuco, em 24 de julho de 1908.

Foi poeta, ator, pintor, folclorista, teatrólogo e cineasta.

Solano era filho do sapateiro Manuel Abílio Trindade e de Emerenciana, quituteira e operária. Ela, porém, gostava de arte, e pedia ao filho que lesse para ela novelas, leituras de cordel e poesia romântica. O pai Abílio gostava de dançar o “pastoreio” e o “ bumba meu boi”.

Nos anos 1940, Solano mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a frequentar grupos de artistas de todas as áreas. Depois mudou-se para a capital paulista, onde também convivia com intelectuais ligados às artes populares.

Negro, Solano participou do 1º e do 2º Congresso Afro Brasileiro e da Frente Pernambucana, que era uma extensão da Frente Negra Brasileira. Em 1938,  fundou o Centro Cultural Afro- Brasileiro e a Frente Negra Pernambucana, assim como o Grupo de Arte Popular.

Em 1944, ele publicou o livro “Poemas de Uma Vida Simples” e fundou o Teatro Folclórico, já no Rio de Janeiro. Filiou-se então ao Partido Comunista.

Quando se mudou para São Paulo, Solano ficou sabendo do grupo artístico que havia se formado na pequena cidade do Embu, agradável município, a uma hora da capital. Ali logo conheceu o mestre Sakai, o artista Assis e vários outros. Foi quando nasceu “Embu- Cidade das Artes”. E esta foi crescendo, ganhando público e tornando-se um verdadeiro centro artístico e cultural paulista, com sua feira artesanal de grandes artistas.

Solano Trindade também, nessa mesma ocasião, participou da peça de Gianfrancesco Guarnieri: “Gimba”, em 1967. Ele casou três vezes e teve quatro filhos.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de fevereiro de 1974, aos 66 anos de idade, e muito pobre. Publicou cinco livros, sendo o último, “Cantares do Meu Povo”.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação