MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SIWA


Maria Aparecida Augusto de Castro nasceu em São Paulo em 04 de fevereiro de 1924. 

Tinha formação de bailarina e aos 12 anos já fazia parte do corpo de baile do Municipal. Mas foi dançando no tradicional Ballet Pigalle, que nasceu a vedete Siwa. Abandonou o clássico, pois a sua forma física se distanciava muito do padrão “esquelético” das bailarinas tradicionais. 

No início da década de 50, Siwa mudou de gênero e passou para o teatro de revista, ainda como corista. Não demorou muito para que demonstrasse sua vocação para representar. E fez sucesso. Siwa foi uma das importantes vedetes do período off-Walter Pinto. Siwa fazia o gênero corpulento e passou a ser estrela absoluta das peças em que atuava. 

Montou sua própria companhia ainda nos anos 1950 e foi casada com o cômico popular Vagareza, chegando a fazer dupla com o marido em algumas produções de revista, e, principalmente na televisão. 

Seu mais famoso número de platéia era o “Pixoxó“, onde fazia uma moça ingênua e brejeira à procura do seu passarinho que havia fugido da gaiola. Um texto de J. Maia e Max Nunes, cheio de malícia e duplo sentido. 

Após o declínio do teatro de revista, Siwa abriu uma escola de balé, muito bem sucedida, localizada na cidade de São Paulo. 

Na Televisão ela chegou em 1961, onde atuou em “Folia das Mercearias”; em “O Riso é o Limite” em 1962 e “Histórias do Vagareza” em 1963, todos os programas na TV Rio. E no Cinema, ao lado do marido, esteve no elenco de “Os Apavorados”.

Siwa faleceu em São Paulo em 01 de abril de 2009, aos 85 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação