MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SILVIO CÉSAR


Sílvio Rodrigues Silva é o nome inteiro do cantor Sílvio César. Ele nasceu na cidade de Raul Soares,de Minas Gerais, em 14 de agosto de 1939. Ele é cantor e compositor brasileiro.

Seu sonho de menino pobre era jogar futebol, ou ser cantor de rádio, mas a conselho dos pais, e para garantir o futuro, como diziam, estudou na Faculdade Nacional de Direito, onde se formou em 1964. Mas a música, que era sua verdadeira paixão,apareceu quando ele foi para o Rio de Janeiro. Começou a cantar nas noites cariocas em 1959 e 60. Fazia bailes, com a orquestra de Waldemar Spilman e depois com o conjunto de Ed Lincoln.Foi aí que começou a carreira de compositor e fez as músicas que foram gravadas: “Nunca Mais”,” Olhou Pra Mim” , ” É O Cide”. E apareceram os sucessos: ” O Que Eu Gosto de Você”, ” “Conselho a Quem Quiser Voltar”,” Preciso Dar Um Jeito”,” Eu Te Agradeço”. Todos eles estão no 1º disco de Sílvio César; ” Amor Damais”, gravado pela empresa Musidisc. Depois o cantor e compositor passa para a Odeon, onde fica por 12 anos.

Nessa época a televisão teve muita influência na vida de Sílvio. Tomou aulas de dança e expressão corporal, e ele começou a participar dos programas televisivos. Na TV Tupi de São Paulo, Sílvio César apresentou o programa: ” A Grande Parada”. Fez depois, no Teatro República, do Rio de Janeiro, os musicais: ” Arco-Iris”, ” O Teu Cabelo Não Nega”, onde atuou ao lado de Grande Otelo.

Ao lado de Dedé Santana e Renato Aragão, fez o filme: ” Na Onda do Yê-Yê-Yê”. Ele também fez a trilha sonora dos filmes: ” Mônica”, ” Essa Gatinha É Minha”, ” Mineirinho- Vivo ou Morto”. Participou do seriado da TV Record:” Quartel do Barulho”, que mais tarde se tornou: ” Os Trapalhões”.

São também de Sílvio César, as músicas: ” Cantiga Antiga”, ” Vamos Dar as Mãos”,” Eu Quero Que Você Morra”, ” A Minha Prece de Amor”, ” Você Não Tá Com Nada”, ” O Moço Velho”, “Maria, Maria, Maria”,” O Machão”, ” Verde e Rosa”, ” Levante os Olhos”, ” Agarre Seu Homem” . Muitas delas foram aproveitadas em novelas da televisão, como: ” Simplesmente Maria”, ” Bandeira 2″, “Duas Vidas”, ” Te Contei?”, ” O Jogo da Vida”, “Tudo ou Nada”, e outras.

Os principais cantores brasileiros interpretarem músicas de Sílvio César.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação