MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SÍLVIA SALGADO


Sílvia Salgado nasceu no dia 3 de maio de 1954, em Fortaleza, Ceará. Mudou-se com sua família para São Paulo ainda bebê, com dois meses. Aos 15 anos foi morar em Santos, onde começou a fazer teatro amador.

Apesar de não ter grandes intenções de se profissionalizar, já que tinha se formado em psicologia, na década de 1970 ela participou do programa “Moacyr TV”, apresentado por Moacyr Franco e Pepita Rodrigues. A atração era uma competição de novos talentos. Ela se saiu bem, assim como Myrian Rios e Thaís de Andrade. O diretor Herval Rossano a convidou para fazer uma participação na novela “À Sombra dos Laranjais”, exibida pela TV Globo.

Depois dessa estreia ela esteve em “O Astro”, “Plumas e Paetês”, “Ciranda de Pedra”, todas na Globo. Na Manchete fez “Mania de Querer”. Voltou para a Globo onde trabalhou na minissérie “Anos Rebeldes”, na novela “Deus Nos Acuda” – uma participação especial, e na minissérie “Incidente em Antares”. Na Record fez uma mininovela, “Canoa do Bagre”. Foi chamada pela Globo e esteve na novela “Senhora do Destino”.

Na sequencia fez “Essas Mulheres” na Record, “Páginas da Vida” e “Malhação” na Globo. De novo na Record atuou em “Ribeirão do Tempo” e “Fora de Controle”. Fez “Joia Rara” na Globo e “Milagres de Jesus” na Record.

No inicio de carreira Sílvia procurou se especializar, tendo aulas de teatro com a atriz Camila Amado. Graças ao curso, surgiu o convite para fazer o filme “O Cortiço” que praticamente lançou a atriz para a tela grande. Antes ela tinha feito “Meus Homens, Meus Amores”. E depois fez “O Cinderelo Trapalhão”, “Por um Corpo de Mulher”, “Sábado Alucinante”, “Os Rapazes da Difícil Vida Fácil”, “Os Três Mosqueteiros Trapalhões”, “A Mulher Sensual” e “Dores e Amores”.

Nos palcos, Sílvia esteve em diversas peças amadoras ainda em Santos, e profissionalmente em dois infantis: “Viveiros de Pássaros” e “Flicts”.

Silvia passou 2 anos nos Estados Unidos, onde foi morar com o filho, em 2000. No período em que esteve fora da TV também teve uma produtora de vídeo, além de ter curtido por um bom tempo seu papel de mãe.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação