MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SHAOLIN


Francisco Josenilton Veloso nasceu na cidade de Coremas, no interior da Paraíba, em 8 de maio de 1971.

Ele foi ator, locutor, radialista e cartunista.

Começou a carreira atuando como humoristas em espetáculos no Teatro Municipal Severino Cabral, na cidade de Campina Grande.

Foi cartunista nos jornais “A Palavra” e “Jornal da Paraíba“, atuou na revista “Nordeste” e foi radialista na Rádio Campina Grande e nessa época assumiu o nome artístico de Shaolin.

No início dos anos 2000 veio para São Paulo e atuou como humorista nos programas “A Praça é Nossa”; “Domingão do Faustão” e fez sucesso com o grande público ao contracenar com Tom Cavalcanti e fazer paródias no programa “Show do Tom” na TV Record.

Quando participava constantemente do programa “Tudo é Possível”, apresentado por Ana Hickmann, na TV Record, ele sofreu um acidente automobilístico na BR-230, na altura de Campina Grande, e sofreu traumatismo craniano e teve fratura exposta no braço esquerdo. O estado era grave e ele passou por uma cirurgia e foi colocado na UTI em coma induzido. O humorista foi para casa após 145 dias de internação, mas nunca mais recuperou plenamente a consciência.

Shaolin faleceu em 14 de janeiro de 2016, aos 44 anos de idade, após ser internado por estar febril e sofrer uma parada cardíaca, em uma clínica particular em Campina Grande.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação