MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SEVERINO ARAÚJO


Seu nome completo é Severino Araújo de Oliveira. Ele nasceu na cidade de Limoeiro, na Paraíba, em 23 de abril de 1917 e faleceu em 3 de janeiro de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Foi músico, maestro por quase 70 anos da Orquestra Tabajara. Era ainda clarinetista e compositor.

Sua vida:

Severino começou a estudar música com o pai, que era mestre da Banda Militar da cidade e que dava aulas de música. O menino estava então com seis anos. Aos oito anos, como já conhecia todos os solfejos, era ele quem tomava as lições dos alunos de seu pai.”Era um ajudante e tanto!”, dizia o pai. Embora os alunos fossem bem mais velhos, o garoto tranquilamente se punha a dar aulas a eles, que as recebiam com atenção.

Aos doze anos, Severino fez seu primeiro arranjo, que foi utilizada pela “ Banda Municipal de Chã da Rocha”, cidade do interior da Paraíba, mas que era regida por seu pai, conhecido como “ Mestre Cazuzinha”.

Aos dezesseis anos, Severino começou a escrever músicas de carnaval, que já fizeram sucesso. Em 1936, ele foi para a “ Banda da Polícia Militar da Paraíba”, onde era primeiro clarinetista. Ai começou sua vida profissional.

Em 1937, Severino Araújo compôs o famoso choro:” Espinha de Bacalhau”, que foi executado no Brasil e no exterior.

Depois disso, Severino Araujo foi para João Pessoa e entrou na “ Orquestra Tabajara”, como 1º clarinetista. Em 1938, assumiu a regência da orquestra.

Em 6 de agosto de 1944, a convite de Assis Chateaubriand, foi para o Rio de Janeiro, e entrou na Rádio Tupi, para onde levou a “ Orquestra Tabajara”. E ali ficou por 10 anos.

Entre 1983 e 1985,ele recebeu os títulos de “ Cidadão Carioca” e “ Cidadão Paraibano”, por ter colaborado muito com a música dos estados do Rio e da Paraíba

Em 1988, Severino Araújo completou 50 anos como regente da “Orquestra Tabajara”, com mais de 1400 apresentações.

Ele ficou à frente da orquestra , até o ano de 2006, quando passou a batuta ao irmão Jayme Araujo, saxofonista e flautista.

Sua morte:

O maestro faleceu em 3 de agosto de 2012, ao completar 95 anos de idade, de falência múltipla dos órgão, causada por uma infecção urinária.

Suas composições:

Severino Araújo fez mais de 50 composições. Dentre elas, destacam-se: “Espinha de Bacalhau”( de 1937), “ Um Chorinho Delicioso”( de 1947), “Simplesmente”( de 1948), “ Além do Horizonte”( de 1952), “ Pensando em Você”( de 1953), “ Nivaldo no Sonho”( de 1956) e inúmeras outras.

 

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação