MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SALVADOR TREDICI


Salvador Tredici tem o apelido carinhoso de Dodô. Seus pais são imigrantes vindos da Espanha e Itália.

Seu pai era fotógrafo “lambe-lambe”do bairro do Belenzinho, na capital de São Paulo. A data de seu nascimento é 4 de dezembro de 1933. Caçula da família. Quando cresceu, Dodô foi fazer Serviço Militar e gostou, pois ali aprendeu disciplina, respeito e brasilidade. Mas não quis seguir a carreira.

E logo conseguiu uma apresentação e foi trabalhar na recém lançada TV Paulista, a segunda emissora de São Paulo, e que estava instalada no edifício estreito, na esquina das avenidas Paulista e Consolação. Ali, Antonino Seabra foi o seu mestre. E o jovem Salvador, alto e forte, passou a respeitar e a procurar seguir os passos do “Baixinho”Antonino Seabra. Passou a ser câmera-man, mas foi também “garoto-propaganda”, por seu físico forte e elegante. Na TV Paulista, naqueles mesmos estúdios exíguos, fez o “Circo do Arrelia”, e “Grandes Teatros”, com a presença de Cacilda Becker, Ziembinsky, Nicete Bruno, Paulo Goulart e muitos outros artistas de teatro.

A TV Tupi fora constituida por elementos vindos do rádio, e a TV Paulista alicerçou-se em pessoas de teatro. Levado por Gilberto Martins, o “homem dos gingles”, Salvador Tredici foi para a TV Record, que passou a ser sua casa, pois ali ele ficou por 33 anos. E foi ali também que se casou, aos 22 anos, com Wilma Shandler, a linda e loira modelo, que era garota propaganda e apresentadora de programas de televisão. Tiveram dois filhos e foram felizes. Mas o destino quis que a moça sofresse um terrível desastre, ao cair no fosso do elevador de seu prédio, vindo a falecer.

Profundamente sofrido, mas aconchegado pelos familiares e pelos colegas, Dodô foi pai e mãe por dez anos consecutivos. Só então reconstituiu sua vida sentimental e se casou com Marina, Assistente Social e com ela teve o filho Daniel. Os programas principais da TV Record sempre contaram com a participação de Dodô, como Diretor de TV. Dentre eles a premiação do “Roquete Pinto”, que era considerado o “Oscar” brasileiro.

E o próprio Salvador Tredici ganhou vários prêmios, sempre das mãos de Blota Junior, o grande apresentador e amigo. Fez ainda, com Blota Junior, uma série grande de programas de perguntas e respostas, com grande sucesso. Para se aprimorar Dodô passou uma temporada na Argentina, por determinação da direção da TV Record. Fez parte da equipe que fazia o fabuloso “Show do dia 7”, que eram programas de que a Record muito se orgulhava. Os incêndios ocorridos em várias unidades da emissora acabaram por fazer com que Dodô se afastasse.

Ai foi para a TV Gazeta, e mais tarde para o SBT, sempre em São Paulo. Hoje ele faz apenas programas como free-lancer, mas se sente feliz, pois sempre foi um homem bom, que ama a família e aceita a vida como uma dádiva que tem que ser vivida com aceitação, mesmo nos momentos tristes. Salvador Tredici é simpático, sereno, bondoso, um homem de quem todos se orgulham de ser amigo.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação