MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROSA MARYA COLIN


A atriz Rosa Marya Colin nasceu na cidade de Machado, interior de Minas Gerais. Além de atriz, Rosa Marya é também cantora e e´mais conhecida como Rosa Maria. Ela nasceu em 27 de fevereiro de 1946.

Sua carreira começou quando a artista estava com 18 anos e morava no Rio de Janeiro. Em verdade, no começo de sua vida profissional, ela foi operária, Mas ainda bastante jovem, começou a cantar em locais noturnos no Rio. Cantou no famoso “ Beco das Garrafas” e sua voz grave agradou, com seu repertório de bossa nova e seu estilo jazzístico. Em 1965, gravou seu primeiro disco pela Companhia Odeon. Depois partiu para shows, por todo o Brasil. E também começou a fazer programas de televisão e teatro. Participou da primeira montagem brasileira da peça: “ Hair”, um musical muito moderno, com nus e um grande panfleto contra a guerra da América no Vietnã. A peça foi sucesso no mundo inteiro.

 

Rosa Mayra viajou depois também para o exterior, sempre cantando. A partir dos anos 80, firmou-se como cantora de jazz. Esteve no México e nos Estados Unidos. E gravou vários discos. Fez uma regravação “ cool” de “ Califórnia Dreamn”, do grupo The Mamas And The Papas, para uma loja de departamentos e obteve grande sucesso. Foi quando mudou o nome em definitivo de Rosa Maria, para Rosa Marya Colin. Dona de uma beleza negra forte e marcante, é tida como mulher muito bonita, mas reservada.

 

Na televisão, Rosa Mayra começou em 2005, na TV Globo, quando entrou na bela montagem de: “ Hoje é Dia de Maria”. Em 2006, fez a novela: “ Sinhá Moça”.

Ganhou depois um bom papel em 2007,que foi o de Tia Anastácia, na novela-seriado: “ Sítio do Picapau Amarelo”.

 

Em seguida,no teatro, ganhou o papel de Billie Holliday, no monólogo : “ Amargo Fruto”, com texto de Jaú Sant’Angelo e direção de Eduardo Wotzik. Sucesso total.

 

Continuando na televisão, fez em 2008: “ Ciranda de Pedra” e o seriado: “ Xuxa e as Noviças”.Em 2009, fez: “ Força- Tarefa” e “ Paraíso”. Em 2010, participou de: “Ti-Ti-Ti” e em 2011, outra novela da Globo: “ Fina Estampa”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação