MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RODOLFO BONVENTTI


Rodolfo Carlos Bonventti é natural da cidade de São Paulo, onde nasceu no bairro do Tatuapé, em 30 de julho de 1959.

Se formou em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo (UMESP) e começou sua carreira em 1983, atuando como repórter de Cidades na sucursal ABC do jornal O Estado de S. Paulo.

No ano seguinte foi para o jornal Diário do Grande ABC, onde foi repórter, redator, subeditor e secretário de redação de 1983 a 1991, e atuou por alguns anos na área de Cultura e Lazer do jornal.

Trabalhou por mais de 15 anos como assessor de imprensa de grandes empresas e foi assessor de imprensa e comunicação da Fundação Padre Anchieta (TV e Rádio Cultura), de 2005 a 2006, atuando diretamente com as equipes de produção dos programas “De Fininho”; “Senhor Brasil”; “Sílvia Poppovic”; “Senta que lá vem Comédia”; “Cocoricó” e “Vitrine”.

Tem Mestrado e Doutorado em Comunicação Social e sua tese de doutorado é sobre a TV dos anos 1960 no Brasil, em especial a chegada da TV Excelsior como a primeira emissora industrial do País e a sua ascensão, glória e declínio e encerramento de atividades em apenas 10 anos de vida, em razão do seu enfrentamento com o governo militar, a partir de 1964.

Professor de Rádio, TV e Internet e Jornalismo, lecionou por 11 anos na Universidade Metodista de Ensino Superior; por dois anos na FMU e por outros dois anos na Universidade Anhembi Morumbi.

É colaborador da Pró-TV desde 2012, e por quatro anos, de 2017 a 2020, fez parte da direção da entidade, responsável pela vice-presidência de Conteúdo e Comunicação.

É autor de três peças de teatro, a infantil “Festa na Terra”, montada no Rio de Janeiro em 2004; “Adolescente Faz Cada Uma”, apresentada no Teatro Antonio Fagundes, no Rio de Janeiro, em maio e junho de 2004 e “A Diva do Veneno”, escrita em 2011, mas ainda inédita nos palcos.

É colunista do blog “Cartão de Visita – Era Uma Vez na TV” que está no Portal R7 e pode ser acessado em https://cartaodevisita.com.br/menu/1/35/rodolfo-bonventti.

Rodolfo Bonventti é conselheiro vitalício do Museu Brasileiro de Rádio e TV.

 

 

Em 13-02-2022

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação