MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO FAISSAL


Roberto Siqueira Matoso Faissal nasceu em 11 de março de 1929, na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Roberto Faissal foi ator, apresentador e radialista. Atuou em televisão, em rádio, em teatro e em cinema. Faissal foi ainda compositor de marchinhas do carnaval brasileiro.

Ele foi um grande nome do rádio. Brilhou no elenco da Rádio Nacional, que por muitos anos foi a maior emissora do Brasil. Foi ator de radioteatro e apresentador de programas.

No Teatro, ele começou em 1954, fazendo a peça “Venenosos”. Depois fez “Todo Dia É Dia de Chanchada”; “Os Grandes Amores da Minha Vida”; “Nova Era”;  “Ruas de São Tadeu”; “Em Cima da Hora”; “Movimentos no Escuro” e “Intimidade”.

Em Televisão, Roberto Faissal atuou apenas na TV Globo. De 1968 a 1972, fez o programa humorístico “Balança Mas Não Cai” e em 1973, a novela “O Semideus”. Em seguida atuou nas novelas “Fogo Sobre Terra”; “Feijão Maravilha”; “Marron Glacê”; “Coração Alado”; “O Homem Proibido”; “Pão Pão, Beijo Beijo” e “Direito de Amar”.

Começou em Cinema praticamente no mesmo tempo em que começou em rádio. Em 1948, atuou no filme “E O Mundo Se Diverte”, e depois atuou também em “A Sombra da Outra”; “Carnaval Atlântica”; “Nem Sansão Nem Dalila”;  “Guerra ao Samba”;  “O Barbeiro que se Vira”; “Tem Boi na Linha”; “Sedução”; “O Mundo Em Que Getúlio Viveu” e  “A Morte Transparente”.

Como compositor fez várias marchinhas. As que mais marcaram, foram “A Cabeleira do Zezé” e “Maria Sapatão”, em parceria com João Roberto Kelly.

Roberto Faissal morreu repentinamente em seu apartamento do Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 1988, de um acidente vascular cerebral. Estava com apenas 59 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação