Rita Lisauskas , cujo nome inteiro é Rita de Cássia Lisauskas é filha de lituanos. Nasceu em São Paulo, capital, em 26 de novembro de 1976.
Estudou Jornalismo pela PUC – de São Paulo, que é a Pontifícia Universidade Católica , onde se formou . Logo fez estágio na TV Cultura por um mês. A seguir, fez outro estágio, um pouco mais longo, na TVPUC, apresentando o programa: ” Intercâmbio”. Já formada, trabalhou no Canal Rural. Depois aceitou o convite da Rede Globo e foi trabalhar na TV Centro América, na cidade de Sinop, numa afiliada da Globo, em Matogrosso.
Foi contratada depois pela Rede TV!, nas funções de repórter, e depois âncora do telejornal “Leitura Dinâmica”. Ali permaneceu por três anos. Em seguida, foi transferida para o ” Jornal da RedeTV”, ao lado de Augusto Xavier. Começou nessa função, substituindo a licença maternidade de Cláudia Barthel, mas depois foi efetivada no posto. Em 2005, quando houve uma remodelação no jornalismo da emissora, o jornal foi chamado de ” Rede TV! News” e ela passou a apresentá-lo, ao lado de Marcelo Rezende. Apresentava a edição dos sábados sozinha, mas depois a emissora achou por bem fazer rodízio de apresentadores aos sábados.
No ano 2006. Rita Lisauskas apresentou uma série especial de matérias sobre transplante, e o primeiro programa foi emocionante, pois ela entrevistou sua própria mãe, que estava na fila do transplante.
A série foi finalista no 8º Prêmio Imprensa Embratel, na categoria ” Reportagens de Televisão”, em 2006.
No final de 2011, foi afastada da RedeTV! após reclamar de atraso nos salários dos funcionários, deixando a emissora no início de 2012.
Fez então, reportagens especiais no SBT por apenas um mês, até ser contratada pela Band, em abril de 2012.