MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RITA LEE


O nome completo da cantora e compositora Rita Lee é Rita Lee Jones Carvalho. Ela nasceu a 31 de dezembro de 1947. Além de cantora e compositora , ela é também instrumentista. É a filha mais nova de Charles Fenley Jones, imigrante norte-americano e de dona Romilda Padula, filha de italianos. Tem duas irmãs; Mary Lee e Virgínia Lee. Rita foi educada no colégio francês paulistano Liceu Pasteur. Fala fluentemente , além do português, francês, espanhol, italiano e inglês. Chegou a cursar Comunicação Social, na Universidade de São Paulo, em 1967, mas deixou a faculdade logo no primeiro período. Teve aulas de piano, com a pianista clássica Madalena Tagliaferro.

Ainda adolescente, começou a se apresentar em colégios. como participante do grupo: ” Tulio’s Trio”. E em 1963, formou com duas amigas o grupo: ” Teenage Singers”. Elas participavam de shows e festas em colégios. Logo conheceram o grupo masculino: ” Wooden Faces”, se juntaram e formaram o ” Six Sided Rockers”.Gravaram então um disco compacto com duas músicas. Mas sairam três componentes e ficaram Rita Lee, Arnaldo e Sérgio. E aí nasceu o ” Konjunto”, que logo, por sugestão de Ronnie Von, passou a se chamar “Mutantes”. Rita cantava, tocava flauta , percussão, banjo, além de fazer brincadeiras com o gravador portátil. O grupo trabalhou junto de 1966 a 1972. Gravou ” Caminhante Noturno”, e mais seis discos . Eles acompanharam Gilberto Gil, no III Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, ,na música vencedora:” Domingo no Parque”. Rita Lee casou-se com o colega Arnaldo, de quem se divorciou em 1977.

Seu primeiro hit solo: ” José”, foi um grande sucesso.

Depois Rita Lee se afastou do grupo e formou,com Lúcia Turnbull , a dupla: ” As Cilibrinas do Éden”, que gravou um disco que foi lançado 35 anos depois. Elas desistiram da dupla e formaram a banda: ” Shangrilá”, na qual Rita tocava piano, sintetizador, gaita e violão. Logo assinaram contrato com a gravadora Som Livre e gravaram: ” Menino Bonito”. Mas foi em 1975, que com o disco: ” Fruto Proibido”, Rita conseguiu consagração nacional. Em 1976, ela conheceu o músico carioca Roberto de Carvalho e com ele começou uma fase diferente de sua vida sentimental e musical.

Rita Lee participou do programa: ” Mulher 80″, da Rede Globo, que era dirigido por Daniel Filho. Em parceria com o escritor Antônio Bivar, fez parceria para o programa de rádio: ” Rádio Amador”, onde adotou o nome de Rita Ri. Em 1991, separada temporariamente de Roberto de Carvalho, Rita fez uma turnê pelo Brasil, com voz e violão, de nome: ” Bossan’Roll”.

A vida da cantora, musicista e compositora, foi muitas vezes atormentada por crises de uso excessivo de drogas. Ela experimentou maconha, mescalina , LSD, chegando a ser presa, em agosto de 1976, estando grávida, por porte de maconha. Na década de 80, foi internada para reabilitação. Em 1995, um pouco antes de fazer a abertura do primeiro show dos Rolling Stones no Brasil, Rita se internou, por causa de drogas, o que voltou a acontecer em 2004. Teve também uma queda,em seu sítio, em que esfacelou o côndilo maxilar,acidente que a obrigou a colocar pinos de titânio, fazendo com que os médicos achassem que ela não voltaria mais a cantar. Mas Rita se esforçou e se comprometeu a deixar as drogas. Segundo sua própria declaração ao programa: “Fantástico “, da TV Globo, o que só aconteceu em 2006.

Rita Lee e Roberto de Carvalho voltaram a se apresentar juntos novamente em 1995. E eles se casaram legalmente em dezembro de 1996.

Rita participou de novelas da Rede Globo de Televisão. Fez ” Top Model”, ” Vamp”. Em 2002, passou a co-apresentar o programa: ” Saia Justa”, do GNT. Antes ela havia comandado o programa” TVLeeZão”, na MTV, em 1990 . Em dezembro de 2005, fez, ao lado do marido, o talk-Show: ” Madame Lee”, na GNT. Em 2005, Rita tornou-se avó pela primeira vez. Nasceu Izabella, filha de Beto Lee.

Em 2007, Rita Lee fez 40 anos de carreira. De 1986 a 1992 ela escreveu quatro livros infantis, que têm como protagonista, o rato cientista Dr Alex.

Seus principais sucessos são: ” Agora Só Falta Você”, ” Coisas da Vida”, ” Menino Bonito”, “Ovelha Negra”, Fruto Proibido”, ” Luz Del Fuego”, ” Arrombou a Festa”, ” Jardins da Babilônia”, “Mania da Você”, ” Doce Vampiro”, ” Lança Perfume”, ” Saúde”, ” Flagra”, ” Pega Rapaz”,”Bwana”, “Obrigado Não”, ” Era Venenosa”,” Desculpe o Auê”, ” Amor e Sexo” e “Tudo Vira Bosta”.

Seu trabalho mais recente data de 2009. Foi o CD e DVD “Rita Lee Multishow Ao Vivo”.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação