MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RICARDO CRAVO ALBIN


Ricardo Cravo Albin nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 20 de dezembro de 1940.

Formou-se em Direito e Letras pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, em 1963. 

Cravo Albin fundou e dirigiu o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro entre 1965 e 1971 e também foi diretor geral da Embrafilme e presidente do Instituto Nacional de Cinema (INC).

Desde 1973, realizou aproximadamente 2.500 programas radiofônicos para a Rádio MEC (PRA-2). Ele criou o Conselho de Musica Popular Brasileira e coordenou uma série de depoimentos de artistas brasileiros para o MIS.

Trabalhou na TV Globo e na TV Educativa do Rio, além de escrever para o jornal carioca O Dia.  Em 2001, criou o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, entidade cultural responsavel pela preservação, memoria e premiação de nomes, fatos e personalidades que marcaram a Arte, a Comunicação  e a Cultura do Brasil., em especial a nossa Musica Popular Brasileira.

É autor dos livros: “O canto da Bahia”; “De Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola”; “Da necessidade do fazer popular”; “Índia, um roteiro bem e mal humorado” e “MPB – A história de um século”, além do “Dicionário Cravo Albin da MPB”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação