MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATO COUTINHO


Renato de Sá Coutinho nasceu no Rio de Janeiro em 24 de setembro de 1933.

Foi um ator, dramaturgo e diretor e atuou no Teatro, no Cinema e na Televisão. Estreou primeiro no Teatro, em 1959, no espetáculo “A Compadecida“, e fez ainda “Tia Mame”; “Inimigos Íntimos” e “O Hóspede Inesperado”.

A estréia no Cinema foi em 1963 em “O Quinto Poder“, mas também teve atuações destacadas em “Os Herdeiros”; “Lucia McCArtney, Uma Garota de Programa”; “O Doce Esporte do Sexo”; “Os Amores da Pantera”; “O Bom Marido”; “Crônica de um Industrial”; “Parceiros da Aventura”; “Prá Frente Brasil”; “Tormenta”; “O Santo e a Vedete”; “Chico Rei”; “Além da Paixão” e “Luar Sobre Parador”.

Trabalhou na TV Globo, na TV Manchete e na TV Bandeirantes em novelas e minisséries. O primeiro trabalho na Televisão foi em 1964, no “Teatrinho Trol” da TV Tupi, onde também atuou no “Grande Teatro Tupi Infantil“. Na TV Globo fez o seriado “Ciranda Cirandinha”; a novela “Brilhante” e as minisséries “Grande Sertão: Veredas” e “Memórias de um Gigolô“.

Na TV Manchete esteve na minissérie “A Marquesa de Santos” e na novela “Tudo em Cima”, e na TV Bandeirantes atuou nas minisséries “Chapadão do Bugre”; “Colônia Cecília” e “Capitães da Areia”. 

Renato Coutinho faleceu aos 60 anos de idade, em 30 de setembro de 1993, no Rio de Janeiro, vitimado por um câncer.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação