MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RALPH ZUMBANO


Ralph Zumbano, nos documentos Ralph Benedito Zumbano, nasceu em São Paulo/SP no dia 14 de outubro de 1925. Foi boxeador, treinador, comentarista de boxe, deputado estadual e ator. Como pugilista (peso leve) foi campeão paulista, brasileiro e sulamericano. Representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948.

Em 1960 a TV Tupi o contratou para ser comentarista de boxe nas transmissões da emissora. No mesmo período esteve em algumas atrações do canal 4 como ator. Ele integrou o elenco de “O Sorriso de Gioconda” no “TV de Vanguarda” em 1961 e da peça “Domingo Triste”, no “Studium 4” em 1962.

Zumbano era de uma família dedicada ao boxe, com avós, tios e primos envolvidos no esporte. Ele era tio do campeão mundial, peso galo, Éder Jofre, um dos maiores expoentes esportivos do Brasil em todos os tempos. E Zumbano foi um descobridor de talentos, como Adílson Maguila Rodrigues.

Como Ralph Benedicto Zumbano ele foi, aos 29 anos, deputado estadual paulista, pelo Partido Trabalhista Nacional – PTN. Ralph Zumbano faleceu em São Paulo/SP no dia 8 de novembro de 2001, aos 76 anos.

 

M.A.Z./ 07-08-2021

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação