MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RAIMUNDO MAGALHÃES JR.


Raimundo Guimarães Junior nasceu em 12 de fevereiro de 1907, na cidade de Ubajara,Ceará. E faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1981.Ele foi jornalista, biógrafo, teatrólogo.

Era filho do jornalista Raimundo Magalhães, autor do “ Vocabulário Popular”, publicado em 1911. O filho estudou em sua cidade natal e depois em Campos, interior do Rio, para onde mudou-se aos 17 anos. Lá estudou Humanidades e começou no jornalismo.

Desde 1927, Raimundo Guimarães Junior começou a escrever peças de teatro e contos. A Editora Record, publicou em 1934, seu 1º livro de contos: “ Impróprio Para Menores”. O escritor transferiu-se para a capital carioca , em 1930 e foi trabalhar em jornal.

No Rio, foi secretário de: “ A Noite Ilustrada”, fez parte do grupo fundador do “Diário de Notícias”,.foi diretor das revistas: “ Carioca”, “ Vamos Ler” e “Revista da Semana”. Foi redator da “ A Noite”, desde 1930. Foi correspondente estrangeiro, em Paraguai, durante a Guerra do Chaco. Suas reportagens foram transcritas por vários outros jornais latino-americanos.

Como autor teatral: Escreveu mais de 30 comédias, peças dramáticas, revistas. Entre seus trabalhos, destacam-se: “ Carlota Joaquina”, “ O Imperador Galante”, “Vila Rica”,” Canção Dentro do Pão”, “ Essa Mulher É Minha”, e outras. Peças inúmeras vezes montadas.

Como pesquisador: De suas pesquisas resultaram várias biografias, antologias, dicionários, ensaios e sobretudo contos. Estudou muito Machado de Assis, foi um “ machadiano”, pois estudou a fundo o autor de “ Dom Casmurro”. Por outro lado, contestava o culto devotado a Rui Barbosa.

Sua vida: Foi vereador da Câmara do Distrito Federal, pelo Partido Socialista Brasileiro. Foi reeleito em 54. Foi Conselheiro do Serviço de Defesa do Direito Autoral, participou de vários congressos internacionais, em países da Europa. Foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Recebeu muitos prêmios, entre os quais o “ Juca Pato e o “ Intelectual do Ano”, em 1974..

 

Foi o quinto ocupante da cadeira 34, da Academia Brasileira de Letras.

 

Foi casado com a escritora Lúcia Benedetti e pai da carnavalesca Rosa Magalhães.

 

Morreu aos 74 anos de idade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação