MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO ROBERTO BARBOSA – PAULÃO


Paulo Roberto de Souza Barbosa nasceu no Rio de Janeiro em 29 de junho de 1952.

Identificado em vários trabalhos apenas como Paulão, ele começou a carreira artística nos palcos, em 1973, participando da montagem de “Orfeu Negro” no Rio de Janeiro, e ainda se destacou na produção de “A Incrivel História de Pedro Bacamarte” em 1977.

No Cinema estreou em 1974, em “A Rainha Diaba” e em 1976, fez “Marcados Para Viver” e depois atuou também em “As Aventuras de um Paraíba” em 1982; “Para Viver Um Grande Amor” em 1984; “Um Trem Para as Estrelas” em 1987; “Jardim de Alah” em 1988″; “Sonho de Verão” em 1990 e “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil” em 1998.

Paulão ou Paulo Roberto Barbosa chegou à Televisão em 1978, no seriado “Ciranda, Cirandinha” na TV Globo e no ano seguinte participou, na mesma emissora, de “Plantão de Polícia“. Em 1983, estava no elenco da minissérie “Bandidos da Falange” e em seguida participou de alguns episódios do “Caso Especial”, da “Quarta Nobre” e do “Teletema“.

Ainda na TV Globo, participou do seriado “Armação Ilimitada”, da minissérie “O Pagador de Promessas”,  do seriado “Delegacia de Mulheres”; da minissérie “Sampa” e da novela “Meu Bem Querer”. Em 1989, foi para a TV Manchete e lá teve a oportunidade de viver Sinhô na novela “Kananga do Japão” e também participou da novela “Amazônia” de 1992. Em 1993, sua última atuação na TV foi na novela “Mulheres de Areia” na TV Globo.

Ele foi casado com a atriz Catarina Abdalla e depois com a francesa Frederica, com quem teve dois filhos, se mudando do Brasil para a França em 2000.

Paulão faleceu em 1º de dezembro de 2006, de câncer, em Paris, aos 54 anos de vida.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação