Otávio Martins nasceu na cidade de Campinas, interior de São Paulo, em 25 de abril de 1970.
Suas atividades são como ator, diretor, dramaturgo, tradutor, e acontecem em teatro, cinema e televisão.
Na adolescência, Otávio fez parte de uma banda cover de humor, que se chamava: “ Cleomar Sampaio & The Sweet Darlings”.Ele encarnava um cantor brega, tocando músicas cafonas, que eram apresentadas em shows universitários e festas de amigos. Isso no interior e até na capital paulista.
Depois Otávio entrou na Faculdade de Economia da UNICAMP, em 1988. Um ano depois, porém, mudou-se para aItália, e mudou seu futuro. Fez cursos de interpretação e quando voltou ao Brasil, foi estudar Propaganda na ESPM. Foi ainda trabalhar em agências de propaganda.
Em teatro: Em 1996,Otávio fez seu primeiro espetáculo teatral, que foi: “ A Morte de Danton”. Desta peça surgiu o grupo: “ Companhia do Latão”, na qual Otávio ingressou. Com ela fez a peça: “ Ensaio Sobre o Latão”, “ Santa Joana dos Matadouros”, “O Nome do Sujeito”,” João Fausto”. E fez a remontagem de: “Ensaio para Danton”. Depois disso, Otávio Martins se desligou no grupo. Em 2003, o ator foi convidado por Paulo Autran para fazer a peça: “ Vestir o Pai”. Em 2004, fez a produção de: “ os Jogadores”. Depois atuou na peça: “ A Máscara do Imperador”. Em 2005, começou a ensaiar” A Noite Antes da Floresta”, que só estreou um ano depois. Essa peça deu a Otávio Martins o Prêmio Shell de Melhor Ator.Em 2007 fez: “ O Amor do Sim” e “Uma Pilha de Pratos na Cozinha”.
No mesmo ano fez ainda “ O Resto de Nossas Vidas”. Em 2008, fez:”O Mala”. Em 2009 fez:” Pawana”. Ainda em 2009 e 2010, fez: “ Dores de Amores”. Essa peça, de Léo Lama, fez sucesso em 1989 e voltou a fazer sucesso, com Otácio Martins e Melissa Vettore.
Como dramaturgo: Em 2007, estreou escrevendo: “ Depois da Chuva”. Em seguida: “ Últimas Notícias de Uma História Só”.
Como diretor:Em 2007, dirigiu: “ Sad Chistmas”.
Em cinema:Fez: “ Minha Vida em Perigo”.
Em televisão: Ainda que mais dedicado ao teatro, o ator também atua em televisão. Em 2006, fez no GNT, a primeira série de dramaturgia do canal: “ Mothern”. E em 2012, fez na Rede Globo, a novela: “ Amor Eterno Amor”.