Seu nome completo é Oswaldo Viveiros Montenegro. Ele nasceu em 15 de março de 1956, no Rio de Janeiro, no bairro de Grajaú.É músico, além de cantor,compositor de trilhas musicais, de canções. Também dirige peças teatrais, balés, cinema e televisão.
Foi casado com a atriz Paloma Duarte.
È um artista precoce. Sem nunca ter estudado música, foi influenciado por ela desde a infância. A mãe tocava piano e o pai violão e cantava. Aos oito anos , mudou-se com os pais para a cidade mineira de São João Del Rei, onde aconteciam serenatas, serestas e as pessoas usavam ir à casa de amigos, para cantar. O menino acompanhava tudo, mas também gostava de ir às igrejas ouvir música barroca.
Teve aulas de violão e quando voltou ao Rio, ganhou um festival de música, aos 13 anos.
Mudou-se para Brasília em 1971, e entrou em grupos de teatro amador estudantil e também de dança.. Aos 17 anos começou a fazer seus shows individuais. Mudou-se para o Rio, mas Brasília era sua cidade do coração, e ali construiu amizades eternas, como a de Madalena Salles, que o acompanha em toda a sua carreira, com suas flautas.
Autodidata, Montenegro devora livros sobre história da música.
Em 1972, no Rio de Janeiro, entra no “ Festival da Canção da Rede Globo” e é classificado. Em 1974, encena seu 1º musical e grava três discos.
Em 1979, ganha o “ Festival da TV Tupi”, com a música: “ Bandolins”.
Em 1980 vence o “ festival MPB da Rede Globo”, com a música: “ Agonia”.
Em 1982, encena seu 2º musical : “ Veja Você” e lança as cantoras Cássia Eller e Zélia Duncan
Ao todo, Oswaldo Montenegro monta 14 peças musicais, sendo que algumas têm mais de 15 anos em cartaz.
Em 1985, no “ Festival dos Festivais da Rede Globo” ganha com a música: “O Condor”, com acompanhamento de 25 cantores negros.
Em 1994, lança seu 1º livro: “ Aos Filhos dos Hippies”.
Seus musicais principais:
“ João sem Nome”, “ Labirinto”,Veja Você”,” Os Menestréis”, “ Noturno”. “Lendas da Ilha”, “ Tipos”, “ Eu Não Morro, Comemoro”, “ Filhos do Brasil”.
Filmes:
“ Vale Encantado” e “ Solidões”.
Discos:
Começou a gravar em 1975 e sua última gravação foi atual( 2013) São quase 50 gravações. Sendo LPs, CDs e DVDs.
Principais discos:
“ A Dança dos Signos”, “ Os Menestréis”,” Vida de Artista”,” Mulungo”, “Oswaldo Montenegro Ao Vivo”, “ O Vale Encantado”, “ Noturno”, “ A Lista”, “Escondido no Tempo”, “ Estrada Nova”, “ Asa de Luz”, “ Poeta Maaluco…Moleque Maldito”, “ Léo e Bia”, “ Intimidade”, “ Quebra Cabeça”. “ De Passagem”, “ Ensaio”( DVD), “ Oswaldo Montenegro e Cia Mulungo”(CD e DVD) e inúmeros outros.