Nilda Oliva César nasceu em 18 de junho de 1923, na cidade de Salvador, na Bahia.
Se casou em 1943 com Julius Clarece Spencer e adotou o nome de Nilda Spencer. Se formou em Teatro na área de expressão vocal e só começou efetivamente sua carreira em 1956, depois de se graduar na primeira turma da Escola de Teatro da Universidade da Bahia. E a estréia foi nos palcos com o espetáculo “Auto da Cananéia”, montado pelo Grupo de Teatro A Barca.
Em seguida participou de vários espetáculos montados na Bahia e chegou a viajar pelo Brasil com alguns deles. Fez “Almanjarra”; “Senhorita Julia”; “As Três Irmãs”; “A Sapateira Prodigiosa”; “A Falecida” e “Seis Personagens a Procura de um Autor”.
Foi professora e diretora da Escola de Teatro da Universidade da Bahia e també atuou no Cinema, participando de “Caveira My Friend”; “Meteorango Kid”; “Dona Flor e Seus Dois Maridos” em 1976, de Bruno Barreto; “Tenda dos Milagres” de Nelson Pereira dos Santos em 1977 e “Eu, Tu, Eles” de Andrucha Waddington em 2000.
Na Televisão, Nilda Spencer atuou na novela “Rosa Baiana” na TV Bandeirantes que foi gravada na Bahia e nas minisséries “Tenda dos Milagres” e “O Pagador de Promessas”, ambas da TV Globo.
Nilda Spencer faleceu em 09 de outubro de 2008, aos 85 anos de idade, em Salvador, sua terra natal, após sofrer duas paradas cardíacas em uma cirurgia.