Seu nome é Ernesto de Souza Andrade Junior. Ele nasceu na cidade de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, em 12 de julho de 1966. É cantor, mas é também empresário e compositor.
Sua carreira:
Nascido n o interior da Bahia, desde cedo apaixonou-se por música. Ganhou seu primeiro violão da mãe, quando estava com 14 anos de idade.
Entrou, porém, na Universidade Católica de Salvador e cursou Engenharia Civil. Mas entrou na música profissionalmente. Tocava em bares da cidade de Salvador, músicas do MPB e muita bossa nova.
Em 1984, apaixonou-se por carnaval, pela energia dos trios elétricos. Desfilou no “ Bloco Beijo”, sob o comando de Luiz Caldas e da Banda Acordes Baianos. Depois se tornou cantor dessa banda e logo estourou no Brasil com a música: “Beijo na Boca”
Estava com 22 anos, quando gravou seu 1º disco, que foi o “ Beijo na Boca”, com o selo BMG. Um ano depois, já na Polygran, gravou: “ Badameiro e, no ano seguinte: “ Aconteceu, Axé Músic”.
Em 1993, gravou o CD: “ Um Beijo Pra Você”, seu trabalho solo. Recebeu
seu 1º “ Disco de Platina”. Sua música : “ Menina”, foi trilha sonora de novela da TV Globo. Ele ganhou também o 1º Disco de Ouro”, no Chile.
Em 94, gravou: “ Nada Vai Nos Separar e “ Como” e entrou na novela: “História de Amor”, também da Globo. Gravou a seguir: “ Netinho”, que entrou no seriado: “ Malhação”. E depois, em 1996: “ Netinho Ao Vivo”, que foi regravado em oito línguas
Recebeu o título de : “ Cidadão Sergipano”.
Gravou então o CD: “ Me Leva”, que entrou na novela: “ Corpo Dourado”. Aí Netinho fez excursão por Portugal. Depois voltou ao Brasil.
Criou o projeto “ Rádio Brasil”, um CD com novidades tecnológicas, lançado pela Polygran, Sua música “ Indecisão”, entrou na novela: “ Andando nas Nuvens”. Depois lançou: “ Clareou”, CD que tinha entre outras músicas: “Against All Odds”. A música : “ O Surdato Nnammurato”, entrou na novela: “Terra Nostra”.
No ano 2000, Netinho foi à Europa, com seu trio elétrico, para comemorar os 500 anos de Brasil.Em Lisboa, fez carnaval para 80 mil pessoas no Parque das Nações.
Sua música: “ Química Perfeita”, um dueto com Ivete Sangalo, foi inserida na novela: “ As Filhas da Mãe”, da Globo.
Em 2002, tirou tirou férias e se afastou da música, mas fez uma exceção e participou, em Portugal, de “ Portugal Elétrico”,e fez o show: “ África”.
Depois gravou, pela EMI Music: “ Outra Versão”, com composições próprias.No ano 2006, gravou o 1º DVD, com convidados especiais. Nesse trabalho salientou-se:” Tá Bom “, que fez em parceria com Carlinhos Brown, e foi grande sucesso no carnaval de 2007.
Ele voltou ao carnaval baiano, em 2008, puxando o “ Bloco Trimix”. Logo depois gravou; “ Onde Você se Esconde”. Em 2008 ainda gravou: “ Caça e Caçador” e “ Muito Bom”.
Em 2009, comemorou 20 anos de carreira. Em Aracaju, para cerca de 6000 pessoas, gravou seu 2º DVD: “Netinho e a Caixa Mágica”
Em 2009, foi indicado ao “ Grammy Latino”, como Melhor Álbum de Música”.
Sua vida:
Netinho já foi casado. Em 2000, teve um filha. Mas, em 2010, numa entrevista para o “ Fantástico”, da Rede Globo, confessou ser homossexual.
Sua doença:
Em 2013, Netinho apresentou doença grave do fígado. Descobriram um tumor, naquele órgão, mas de caráter benigno. Porém, na operação, teve sangramento forte. Foi transferido para São Paulo, e ficou internado muitos meses, no Hospital Sírio- Libanês. Foram seus médicos os renomados doutores Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e David Uip. Ele foi tratado com antibióticos e melhorou, passando para a semi-intensiva. Mas isso também foi longo. Finalmente ele teve alta e autorização dos médicos para voltar à vida normal e seguir sua carreira.