Nelson Pacheco Sirotsky nasceu em Porto Alegre, no dia 17 de março de 1953. É jornalista, mas principalmente empresário do ramo das comunicações. Ele é o atual presidente do Grupo RBS.
Formou-se em Administração de Empresas e Administração Pública, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1974. Fez cursos de aperfeiçoamento na área de administração, entre os quais o Executive Management Course, na Universidade do Sul da Califórnia, realizado em 1979 e o Harvard YPO- President’s Seminar, feito no ano 2000.
Sua vida profissional começou em 1971, e foi desenvolvida na RBS- Rede Brasil Sul. Sua empresa tem 20 emissoras de televisão, 21 emissoras de rádio, 8 jornais diários. Entre os jornais, estão: o Zero Hora, o Diário Gaúcho, o Diário Catarinense, o Jornal de Santa Catarina,o Pioneiro, o Diário de Santa Maria, o A Notícia e A Hora de Santa Catarina. As emissoras de rádio e televisão também são inúmeras.
Nelson Sirotsky, à frente de seu império, também foi um dos pioneiros a lançar a televisão por assinatura no Brasil. A partir de 1997, o Grupo RBS começou a operar na Região Sul do Brasil, contando logo com 400 mil assinantes. Atualmente a RBS é sócia estratégica da Organizações Globo, do Grupo Microsoft e do Bradesco, na Globocabo S.A, que é a maior plataforma latino-americana de TV por assinatura.
Nelson Sirostsky é ainda presidente da ANJ- Associação Nacional de Jornais e da ABERT- Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. É membro do Conselho Brasil do Insead- The European Institute of Business Administration, e do Conselho da Fundação Dom Cabral. É ainda membro do Conselho deliberativo do Grêmio, com mandato de 2007 a 2013.