Nair Amorim é atriz de televisão e de dublagem, onde tem se dedicado muito mais. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de janeiro de 1933.
Começou em televisão, em 1955, numa novela da TV Tupi, de nome ” As Professoras”. Depois, na mesma emissora, em 57, fez: ” As Canções de Bernadete”. Em 59, fez na TV Globo: “Dona Xepa” e no mesmo ano: ” “Trágica Mentira”. Em 61, fez: ” Teus Olhos Castanhos”. E em 74: ” Amor e Medo”.
Possuidora de voz muito bonita e dicção muito boa, começou a ser muito aproveitada na dublagem, onde então se especializou. São dela papeis muito importantes e inesquecíveis. Por exemplo: Nair colocou sua voz no filme: ” Voz Encantada”, no papel da importante atriz americana Julie Amdrews.
Em “Noviça Rebelde”, fez: ” Maria Von Trapp”. Dublou o filme: ” Alice no País das Maravilhas”. Dublou Audrey Hepburn, em: ” Cinderela em Paris”. Fez a Violeta Beauregardem em: ” A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Fez: Wilma Flintstones, em ” Flintstones nos Anos Dourados”. Fez Danny Partridge, em ” Família Do-Ré-Mi- 2200″ e inúmeros outros importantes trabalhos, pois esteve em “Scooby- Doo”, e em todos os filmes de Harry Potter.
Nair Amorim dublou também, em 1998: ” Super Xuxa Contra o Baixo Astral”, no papel de Xuxo.