MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MIRO CERNI


Miroslau Cernigoi, conhecido artisticamente como Miro Cerni nasceu em São Paulo, no dia 19 de junho de 1928. Filho de imigrantes da Iugoslávia, aos 4 anos ele se transferiu com a família para o Rio onde estudou no Colégio Militar e depois formou-se em ciências políticas e econômicas. Na juventude namorou com uma moça que viria a ser uma estrela brasileira, Ilka Soares.

Visto com frequência nos sets da namorada acabou recebendo um convite para filmar. Miro tinha em cena a figura típica de um galã cinematográfico de Hollywood. Na Vera Cruz em São Paulo e Atlântida no Rio, era o momento de produções no formato das películas americanas: Miro tornou-se um galã do cinema nacional, de padrão internacional.

Seu talento como intérprete foi sendo burilado e o destaque junto a crítica se consolidou com “Floradas na Serra”, de 1954, onde entrou substituindo Anselmo Duarte que nessa ocasião já estava casado com Ilka Soares, agora ex-namorada.

Apesar do sucesso dos filmes a indústria cinematográfica brasileira não se sustentava. Sem retorno financeiro Miro deixou a carreira para auxiliar o pai, dono de uma construtora. Mas sonhava em fazer fortuna com os negócios para depois investir no cinema, como produtor. Mas a morte do pai o impediu de voltar aos sets. Ele seguiu a frente dos negócios da família.

Na sua carreira artística ele esteve nestas obras:

1950 Modelo 19 (O Amanhã Será Melhor) Stefano cinema
1950 Katucha… A Mulher Desejada participação cinema
1952 Preço de um Desejo Salazar cinema
1953 Força do Amor Glauco cinema
1953 O Petróleo é Nosso Sílvio cinema
1954 Floradas na Serra Dr. Celso cinema
1954 Na Senda do Crime Sérgio cinema
1955 Leonora dos Sete Mares Alberto cinema
1956 A Estrada Gringo cinema
1957 A Doutora é Muito Viva Rui cinema
1957 Uma Canção de Amor Galã teatro

Como todo galã Miro esteve envolvido em casos amorosos, frequentou as páginas das revistas de celebridades, esteve em festivais internacionais, sempre mantendo o seu posto de galã do cinema nacional.

Afastado, foi morar no interior do estado do Rio de Janeiro com sua esposa, seus 6 filhos e seus 14 netos. Ele faleceu no dia 25 de dezembro de 2021, aos 92 anos de idade.

 

 

M.A.Z./ 27-12-2021

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação