MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MAX MALLMANN


Max Mallmann Souto Pereira nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 18 de outubro de 1968.

Ele foi um escritor, romancista e roteirista.

Ele se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas n unca exereceu a profissão. Com 30 anos de idade se mudou para o Rio de Janeiro e foi trabalhar na Rede Globo de Televisão.

Max Mallmann escreveu seu primeiro livro em 1989, ainda no Rio Grande do Sul, e ele se chamava “Confissão do Minotauro”, e em 1996 escreveu o segundo, “Mundo Bizarro”,  que lhe rendeu o primeiro prêmio. Já no Rio de Janeiro, e trabalhando na Globo, ele lançou o livro “Síndrome de Quimera”, em 2000, e depois escreveu “Zigurate: Uma Fábula Babélica”, em 2003, e a trilogia incompleta composta por O Centésimo em Roma (2010) e As Mil Mortes de César (2014). O terceiro ele estava escrevendo quando faleceu.

Era membro ativo do Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil e um dos principais apoiadores do Prêmio Argos de Literatura Fantástica.

Ele foi também autor de novelas na TV Globo, e escreveu “Malhação”; “Coração de Estudante” e vários episódios das séries  “Carga Pesada” e “A Grande Família“. Ele também criou a série “Ilha de Ferro”, em 2018.

Max Mallmann faleceu em 4 de novembro de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, com apenas 48 anos de idade, vitimado por um câncer pulmonar.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação