MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARY DANIEL


Maria Irma Lopes nasceu na cidade de Salta, na Argentina, em 20 de julho de 1911.

Com o nome artístico de Mary Daniel, começou sua carreira no circo, filha de uma família circense e que era dona do Circo Ventura.

Mary cantava e fazia números de trapézio até que um dia começou a representar melodramas circenses e resolveu que ia ser atriz.

Chegou ao Brasil no início da década de 1930, e junto com a irmã Alba, foi trabalhar no Cineteatro Roxy na companhia de Genésio Arruda. Também trabalhou com Jardel Jércolis que foi quem a lançou com sucesso no teatro de revista, onde fez “Carioca” e “Rio Follies”.

Loura e dona de lindos olhos verdes, Mary conheceu o cantor e ator Juan Daniel e se casou com ele em 1935. Tiveram um casal de filhos, o mais velho o ator e diretor Daniel Filho.

Com Juan Daniel ela montou uma companhia teatral famosa nos anos 1940/1950 em Copacabana, exibindo belas revistas musicais, como “Boa Noite, Rio!”; “Já Vai Tarde” e “Sonhos de uma Noite”.

A atriz estreou no Cinema apenas em 1969 fazendo um pequeno papel na comédia “A Cama ao Alcance de Todos“, e depois fez “Eu Transo, Ela Transa” e “O Casal”, neste dirigida pelo filho, Daniel Filho.

Foi levada pelo filho, então diretor de dramaturgia da TV Globo, que ela participou de várias novelas como “Véu de Noiva”; “Pigmaleão 70”; “O Homem que Deve Morrer”; “Selva de Pedra”, versão de 1972; “O Semideus”; “Fogo Sobre Terra”; “Bravo”; “Pecado Capital” e “Barriga de Aluguel”.

Sua última participação foi na novela “Quem é Você?” de 1996.

Mary Daniel faleceu aos 100 anos de idade, em 21 de junho de 2012,no Rio de Janeiro, de causas naturais.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação