MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIA SÍLVIA


Maria Sílvia Correa Moreira nasceu em 16 de fevereiro de 1944, na capital paulista.

Começou em teatro, no final dos anos 1960, e no Cinema em 1973, no filme “Joanna Francesa” de Cacá Diegues, e a partir daí fez uma vitoriosa carreira na tela grande, ganhando prêmios como melhor atriz e atriz coadjuvante em festivais de cinema.

Seu segundo trabalho no Cinema foi em 1976 em “Perdida”, do cineasta Carlos Alberto Prates Correia, e virou sua musa. Atuou em todos os seus filmes posteriores, que foram “Cabaret Mineiro”, “Noites do Sertão” e “Minas-Texas”.

Marcou presença também em “A Queda”; “Gordos e Magros”; “Assuntina das Américas”; “Este Rio Muito Louco”; “Tudo Bem”; “Amor e Traição”; “Eu Te Amo”; “Luz del Fuego”; “Janete”; “O Mágico e o Delegado”; “Águia na Cabeça”; “Patriamada”; “A Ópera do Malandro”; “Ele, o Boto”; “Sombras de Julho”; “Como Nascem os Anjos”; “Amor & Cia”; “Uma Vida em Segredo” e “Desejo”, o último em 2005.

Em Televisão, Maria Sílvia começou em 1977, atuando na TV Globo na novela “O Astro”, de Janete Clair. Em 1979, participou do seriado “Plantão de Polícia” e em 1980, do seriado “Malu Mulher”, ambos na TV Globo. Em 1988, fez a novela “Olho por Olho” e depois se transferiu para a TV Manchete, onde atuou nas novelas “Kananga do Japão” e “A História de Ana Raio e Zé Trovão” e no seriado “Fronteiras do Desconhecido”.

Voltou para a TV Globo e em 1993, fez um episódio do seriado “Você Decide“, e em 1994, participou da minissérie “Memorial de Maria Moura”. Depois vieram as novelas “Torre de Babel”; “Chocolate com Pimenta”; “Alma Gêmea” e “Páginas da Vida”. Maria Sílvia transferiu-se então para a Rede Record, em 2006, e fez a novela “Vidas Opostas”. Em seguida , em 2007, esteve em “Caminhos do Coração”; em 2008, em “Chamas da Vida” e em 2009 em “Os Mutantes- Caminhos do Coração”, sua última novela.

Maria Sílvia faleceu aos 65 anos de idade, em 26 de julho de 2009, de um câncer de pulmão, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação