Maria Helena Pader nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de março de 1947. Ela é atriz. Atua em televisão, em cinema, mas principalmente em dublagens.
Em televisão:Começou em 1980, na Rede Globo, e fez a novela: “Água Viva”. Em 81, na mesma emissora, fez: “ Baila Comigo”. Em 82: “ Sol de Verão”. Em 84: “ Corpo a Corpo”. Em 86: “ Cambalacho”.Em 1991, fez: “ O Dono do Mundo”. Em 1994: “Incidente em Antares”.:Em 96: “ O Rei do Gado”.Em 98: “ Dona Flor e Seus Dois Maridos”. Em1999: “ A Muralha”. Em 2008: “ Toma Lá, Dá Cá”. Em 2010: “Cinquentinha”.Em 2011: “ Lara com Z”. Em 2012: “ As Brasileiras”. E em 2012: “Gabriela”.Todos esses trabalhos, que foram novelas, minisséries e seriados, foram da Rede Globo de Televisão.
Em cinema, a atriz fez o filme: “ Chico Xavier”, em 2010.
Em dublagens: fez centenas delas. Fez grandes personagens, como por exemplo: a Madre Superiora, em “ Mudança de Hábito”; Dolores, em “Uma Cilada para Roger Rabbit”;Sarabi, em “ Rei Leão”;fez a voz da atriz Anjelica Huston, em diversos filmes;fez a Fada Madrinha., em “ Cinderela”; fez a Bruxa Mombi, em “ O Mundo Fantástico de Oz”; fez Paquita, em “ Maria Mercedes’ e muitíssimos outras dublagens;