MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIA DA GLÓRIA


Maria da Glória Rocha nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1931.

Assim que foi inaugurada a TV Tupi do Rio, a segunda emissora do Brasil, inaugurada em 1951, ela ingressou para trabalhar como atriz e como apresentadora.

Ela fez história na TV Tupi no final de 1950, quando recebeu o Prêmio da “Revista do Rádio” como a melhor locutora da TV do Rio de Janeiro.

Maria da Gloria entrou para o Teatro Tablado de Maria Clara Machado e lá conheceu o ator Castro Gonzaga que a levou para a Rádio Nacional, para fazer radioteatro. Na TV Tupi do Rio foi também apresentadora do programa “Retratinho Gessy”.

Depois, Maria da Glória transferiu-se para Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, onde apresentava o programa “Quem Sou Eu?”. Voltou ao Rio e apresentou o “Noite de Gala”, programa de muito sucesso na TV Rio. Na sequência, vieram os programas “Amenidades” e “Encontro das Seis”, na mesma TV Rio.

No programa “Jornal do Rio”, Maria da Glória era a editora feminina. Foi capa da revista “Radiolândia” nos anos 1960 e recebeu mais de 12 prêmios em sua carreira.

Ela morreu em 28 de maio de 2011, na cidade do Rio de Janeiro e foi sepultada no Cemitério São Francisco Xavier, no bairro do Caju.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação