Maria Alves nasceu em 7 de novembro de 1947, na cidade de Lagarto, no estado de Sergipe.
Foi atriz, cantora, diretora, produtora, roteirista e instrumentista.
A carreira começou em 1964, no Cinema, quando participou da co-produção “Lana, Rainha das Amazonas” e depois participou do filme “Elisa”, quando fez o roteiro, a direção e atuou como atriz, isso em 1973. Na mesma década ainda apareceu em “A Extorsão”; “Perdida”; “Gente Fina É Outra Coisa”; “O Jogo da Vida”; “O Cortiço” , ” Se Segura, Malandro”;”Coronel Delmiro Gouveia”; “O Bom Burguês” e “Gargalhada Final”.
Na Televisão ela estreou em um pequeno papel em 1970, na Rede Globo, no sucesso de Janete Clair, “Irmãos Coragem”. Mas começou a se destacar apenas a partir de 1979, quando fez a novela “Marron Glacê” e o seriado “Plantão de Polícia”.
Em seguida atuou em “Baila Comigo“; na minissérie “Lampião e Maria Bonita”; nas novelas “Sol de Verão”; “Voltei Pra Você”; “Vereda Tropical”; “Selva de Pedra” e “Mandala“, além das minisséries “O Tempo e o Vento” e “Tenda dos Milagres“, todas as produções na TV Globo.
Na década de 1980, também se destacou no Cinema, atuando em “A Mulher Sensual”; “O Sequestro”; “Noites do Sertão”; “Para Viver Um Grande Amor”; “Fonte da Saudade” e “Romance da Empregada”.
Em 1989, Maria Alves se transferiu para a Rede Manchete, onde teve papel de destaque na novela “Kananga do Japão”, e depois atuou nas minisséries “Rosa dos Rumos” e “Na Rede de Intrigas”. Em 1991, voltou a TV Globo, onde fez “Felicidade”; “Fera Ferida”; “A Viagem”; “História de Amor” e “Por Amor”. Voltou para a TV Manchete em 1996, para atuar na novela “Xica da Silva“, e em 1998 estava na TV Cultura e TVE Brasil no seriado “A Tuma do Pererê”. Em 1998, na TV Record, fez a novela “Louca Paixão”, e em 2001, voltou para as novelas da TV Globo e fez “As Filhas da Mãe”.
No Cinema ela ainda atuou em ” Vai Trabalhar, Vagabundo, II”; “A Grande Arte”; “Sombras de Julho”; “O Lado Certo da Vida Errada”; “Mauá, O Imperador e o Rei” e “Ator, Profissão Amor” em 2002.
Maria Alves faleceu em 8 de maio de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, aos 60 anos de idade, vitimada por um câncer de pele.