MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCUS VINICIUS


Marcus Vinicius nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1946.

O ator estreou primeiro nos palcos, em 1960, ainda muito jovem, na peça “Plantão 21″, e depois participou da montagem de “Orfeu Negro” em 1973.

Em 1974, estreou no Cinema em “As Cangaceiras Eróticas”, atuando depois em “Lucíola, o Anjo Pecador”; “Xica da Silva”; “Barra Pesada”; “Batalha dos Guararapes”; “O Cortiço”; “Eu Matei Lúcio Flávio”; “Bye Bye Brazil”; “Parceiros da Aventura”; “Prá Frente Brasil”; “Índia,a Filha do Sol”; “Gabriela”; “Memórias do Càrcere”; “Nunca Fomos Tão Felizes”; “Pedro Mico”; “Chico Rei” e “Fica Comigo”, este último em 1998.

Na Televisão, onde começou no programa “Os Trapalhões”, em 1978, na TV Globo, ele também participou do seriado “Plantão de Polícia“; da novela “Feijão Maravilha“; da minissérie “Lampião e Maria Bonita” e das novelas “Pão Pão, Beijo Beijo”; “Um Sonho a Mais” e “Cambalacho”, todas na emissora.

Foi para a TV Manchete em 1986, e lá atuou nas novelas “Dona Beija”; “Helena” e “Olho Por Olho“, voltando para a TV Globo em 1989, para participar da novela “Pacto de Sangue” e do seriado “Tarcísio e Glória”. Também esteve na minissérie “Capitães da Areia” na TV Bandeirantes e na novela “Lua Cheia de Amor”, na TV Globo, em 1990.

Marcus Vinícius faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 07 de dezembro de 2003, aos 57 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação