MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCOS MIRANDA


Vaine Geisler Dutra nasceu em Bagé, no Rio Grande do Sul, em 20 de dezembro de 1936.

Com o nome artístico de Marcos Miranda, ele foi ator, dublador, apresentador, radialista e garoto-propaganda em várias produções.

Formado em Teatro, ele começou a carreira artística como garoto propaganda em 1954, no Desfile da Casa José Silva, e em 1955 fez o comercial do Crediário Mesbla

Marcos Miranda na Televisão se destacou em “O Vigilante Rodoviário” em 1962, na TV Tupi; nas novelas “A Indomável” e “A Pequena Karen” na TV Excelsior; o seriado “Àguias de Fogo” na TV Tupi; “Vila Sésamo” na TV Globo e TV Cultura; na novela “As Professorinhas” na TV Record e na década de 1970 fez muitas dublagens para o estúdio Peri Filmes e para o Telecine do Rio de Janeiro.

No Cinema, ele apareceu em “Desejo Proibido” de 1973; “As Cangaceiras Eróticas”  de 1974; “As Mulheres Sempre Querem Mais” e “Gente Que Transa“, ambos de 1974 também; “Sedução” de 1975; “Mágoa de Boiadeiro”, “Mulheres Violentadas” e “O Bem Dotado- O Homem de Itu” de 1978, e “O Outro Lado do Crime” de 1979.

Marcos Miranda faleceu em 07 de outubro de 1988, em sua residência, vitimado por um infarto fulminante, aos 52 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação