MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARA MANZAN


Mara Vergínia Manzan nasceu em São Paulo, em 28 de maio de 1952.

Estava com apenas 17 anos, quando foi assistir a uma peça, no Teatro Oficina e “de lá nunca mais saiu”, ela dizia brincando, pois se apaixonou de tal forma, que ficou ali fazendo de tudo: ajudando o pessoal nos bastidores, na maquiagem, nas compras, enfim, enturmou-se totalmente, até que um dia uma atriz faltou e ela foi para o palco fazer o papel. Estava decidida sua profissão.

Dos palcos teatrais, Mara Manzan pulou para a Televisão, onde estreou em 1979, na novela “Cara a Cara” na TV Bandeirantes. Mas ela só voltaria para a TV alguns anos depois, em 1992, quando fez uma participação em “Perigosas Peruas” e depois no ano seguinte em “Mulheres de Areia”, ambas na TV Globo.

A partir de 1994, ela passou a ser presença constante em novelas e minisséries na Rede Globo, atuando na minissérie “Hilda Furacão” e nas novelas “A Viagem”; “Salsa e Merengue”; “Pecado Capital”; “Terra Nostra”; “O Clone”; “Kubanacan”; “Da Cor do Pecado”; “Senhora do Destino”; “América”; “Cobras e Lagartos”; “Duas Caras” e “Caminho das Índias”, seu último papel na TV, em 2009.

No Cinema ela atuou em  cinco filmes: “De Cara Limpa” em 2000; “Herman” em 2003; “Sambando nas Brasas” em 2007; “Sexo Com Amor?” em 2008 e “De Mãos Dadas“, um documentário em 2009.

Em 2008, Mara Manzan descobriu um câncer no pulmão. Foi operada pelo doutor Drauzio Varella e voltou a trabalhar. Mas o câncer reapareceu no ovário e no útero, e ela se submeteu a nova operação. Porém, a atriz acabou falecendo no Rio de Janeiro, em 13 de novembro de 2009, aos 57 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação