MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LULU BENENCASE


O nome de Lulu Benencase é Amálio Benicacio. Ele nasceu em Americana, cidade do interior do estado de São Paulo. A data de seu nascimento é 22 de agosto de 1913.Quando ainda bastante jovem, e na necessidade de se sustentar, foi ser carteiro. Mas sua paixão era a arte e mais ainda, o humorismo.Começou então como humorista na Rádio Cultura de São Paulo, no dia 6 de junho de 1934. Passou por várias emissoras. Esteve na Rádio Difusora, na Rádio São Paulo,na Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte, na Rádio Farroupilha de Porto Alegre, na Rádio Clube do Paraná, e nas Emissoras Associadas de São Paulo: Tupi e Difusora e na Televisão Tupi.

Na Rádio Difusora de São Paulo, em 1939, Lulu Benencase,ao lado do Capitão Furtado, apresentava o programa:”Arraial da CurvaTorta”. Na TV Tupi, começou a atuar logo no dia da inauguração daemissora, mas salientou-se no teleteatro: “Máscara de Ferro”, em1958, ao lado dos atores Henrique Martins,João Monteiro,LolitaRodrigues,Turíbio Ruiz e outros. Além de ator e diretor de programas, LuluBenencase era autor de músicas que faziam sucesso. Teve gravada amúsica:”Vamos Tirar o Brasil da Gaveta”, cantada por Rolando Boldrim.Ainda teve gravadas as música : “Brinquedo de Escondê”; “OPedido do Caipirinha”; “O Ültimo Presente”. Rolando Boldrim, noprograma:”Som Brasil”, da TV Globo, em 1981, declarou vários poemasde Lulu Benencase.

Lulu Benencase dá nome a um grande teatro, na cidade deAmericana, onde ele nasceu. Esse Teatro Municipal foi inaugurado em 1986, e temcapacidade para 840 pessoas. Por ter uma das melhoras estruturas do país, eleserviu para locações dos filmes: “Por Traz do Pano “e doseriado:”Sandy e Junior”, da Rede Globo.

Lulu Benencase é falecido.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação